DESASTROSO

Restauração mal feita deixa escultura com rosto desfigurado na Espanha

Uma restauração desastrada de uma escultura no norte da Espanha ressuscitou a lembrança de um afresco de Cristo “recuperado” há oito anos, em outra cidade espanhola, que também teve um resultado ridículo e atraiu turistas.

Uma restauração desastrada de uma escultura no norte da Espanha ressuscitou a lembrança de um afresco de Cristo “recuperado” há oito anos, em outra cidade espanhola, que também teve um resultado ridículo e atraiu turistas.
O mais recente incidente diz respeito a uma escultura em relevo no exterior de um edifício de escritórios ornamentado na cidade de Palencia. O que antes era o busto de uma mulher sorridente, agora se parece mais com a cabeça de um personagem de desenho animado.

A desfiguração foi revelada por um artista local que mora perto do prédio comercial e foi avisado por uma florista em sua rua. Antonio Capel postou fotos de antes e depois em seu perfil no Facebook, provocando uma onda de reação nas mídias sociais e chamando atenção da imprensa.

“Eu fiquei surpreso. Como eles podem ter feito isso?”, Capel disse à agência Associated Press na quarta-feira (11). “Deve ter pelo menos dez anos, e só estamos descobrindo agora.”

Ele disse que o prédio do século 20 pertence a um banco, mas os inquilinos decidiram consertar a fachada há alguns anos. Agora, a mídia espanhola está exibindo imagens de pessoas parando para olhar para o prédio e tirar fotos.
A restauração mal feita atraiu comparações imediatas com o afresco “Ecce Homo”, da cidade de Borja, no norte da Espanha.

Cecilia Giménez, uma artista amadora local, decidiu que a representação de Cristo na igreja do Santuário da Misericórdia, criada na década de 1930, precisava ser restaurada, mas o rosto que ela produziu em 2012 imediatamente atraiu comparações com um macaco.

No entanto, seu trabalho se transformou em uma atração turística de Borja. Resta saber se o trabalho em Palencia terá o mesmo efeito.
Um porta-voz da Prefeitura de Palencia que se recusou a fornecer um nome não soube dizer quando a obra foi realizada ou por quem, mas disse que a restauração provavelmente seria investigada pelas autoridades regionais.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: G1 GLOBO