mercado estratégico

Paraíba participa da Feira Internacional de Turismo, na Espanha

A expectativa é que 11 mil empresas expositoras participem da 40ª edição do evento, que terá a presença de mais de 160 países e espera receber 253 mil participantes

Começou na manhã desta quarta-feira (22), em Madri, na Espanha, a Fitur – Feira Internacional de Turismo. Essa é a maior feira para os mercados receptivos e emissores ibero-americanos e uma das mais importantes do mundo; e a Paraíba está participando com um espaço no estande do Ministério do Turismo.

A expectativa é que 11 mil empresas expositoras participem da 40ª edição do evento, que terá a presença de mais de 160 países e espera receber 253 mil participantes.

Segundo a presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino, o mercado espanhol passou a ser estratégico em função da nova administração dos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande, que está sob responsabilidade da Aena Brasil, uma empresa espanhola que arrematou o lote Nordeste em leilão realizado pelo Governo Federal.

“Estarei reunida com os diretores da Aena Brasil durante a feira, para buscar informações e ver a possibilidade de iniciarmos algum tipo de parceria para dar maior visibilidade aos nossos roteiros”, afirmou Ruth Avelino. A expectativa dela é de que os investimentos da Aena nos aeroportos tornem os equipamentos mais atrativos, com o início de novos voos, inclusive, vindos de países da Europa.

Nesta quarta-feira, a executiva da PBTur recebeu as visitas do embaixador do Brasil na Espanha, Pompeu Andreucci, e o diretor do Ministério do Turismo, Higino Vieira. Os dois estiveram na área de trabalho da Paraíba.

Também nesta quarta-feira, Ruth Avelino esteve reunida com Dora Rodrigues, executiva da operadora Solferias de Portugal, para fechar novas ações no mercado português, com capacitações e divulgação do Destino Paraíba para agentes de viagens europeus. A presidente da PBTur enfatizou que a Paraíba já promoveu capacitações em cidades como Porto e Lisboa, com resultados bastante positivos. “Precisamos estar na prateleira do mercado português, porque são turistas que vão e gostam muito do Nordeste”, disse.

Quem esteve no espaço da Paraíba na Fitur também foi a blogueira e digital influência Beatriz Farto (birkinandbackpack.com/). Durante o encontro, Farto apresentou o site que administra sobre turismo e iniciou um processo de negociação para que visite a Paraíba a fim de conhecer e produzir reportagens. O site dela é um dos mais populares da Espanha. “O trabalho com a imprensa é fundamental, porque a mídia espontânea sempre resulta em excelentes reportagens e divulgação”, pontuou Ruth Avelino.

A Fitur segue até domingo (26) e está dividida em dois momentos. Desta quarta até sexta-feira (31) o evento será exclusivo para profissionais de turismo e fornecedores. Estão sendo esperados mais de 120 mil profissionais. No sábado e domingo, o evento é aberto ao consumidor final e a estimativa dos organizadores é de que mais de 130 mil pessoas passem pelos corredores da feira.

Fonte: Agência NE9
Créditos: Agência NE9