pandemia de coronavírus

MUDANDO A POSTURA: Trump afirma que usar máscara é um gesto "patriótico"

Presidente chamou o vírus de 'invisível' e culpou a China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mudou sua postura e afirmou nesta segunda-feira (20) que usar máscara é um gesto “patriótico”. “Estamos unidos nos esforços para combater o vírus invisível chinês, e muitos dizem que é patriótico usar uma máscara quando o distanciamento social não pode ser realizado. Ninguém é mais patriótico do que eu, seu presidente favorito”, escreveu Trump, que colocou na mensagem uma foto sua usando proteção.

A foto publicada pelo presidente foi tirada no dia 11 de julho, durante uma visita do republicano ao hospital militar Walter Reed, em Washington. Essa foi a primeira vez que Trump apareceu usando máscara em público.

Na sexta-feira (18), em meio a recordes diários de novos casos de covid-19 nos Estados Unidos, Trump se disse contrário à recomendação da própria força-tarefa do governo sobre o uso obrigatório de máscaras faciais.

O posicionamento de Trump aconteceu horas depois do infectologista Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID), pedir que os governadores impusessem o uso da proteção para combater o avanço da doença.

Trump também escreveu em suas redes sociais que os Estados Unidos “estão indo muito bem” no combate contra pandemia do novo coronavírus. O presidente comentou que o país fez “poucas coisas” que outras nações poderiam fazer.

O Facebook, por sua vez, fechou o “Unmasking America”, um dos grupos mais famosos da rede social que critica o uso de máscara. O grupo, segundo o site “The Verge”, contava com mais de 9,6 mil membros.

Segundo dados da universidade norte-americana Johns Hopkins, os Estados Unidos contabiliza quase quatro milhões de casos do novo coronavírus e 140.909 mortes.

Fonte: Portal Terra
Créditos: Portal Terra