contrariando a lei

Médico poderá cumprir pena de até 20 anos, após confessar ter promovido esquema de "cura milagrosa" e de contrabando de hidroxicloroquina da Covid-19

O médico de San Diego, Dr. Jennings Ryan Staley, se confessou culpado na sexta-feira de uma acusação de importação contrária à lei, que vem com uma pena máxima de 20 anos de prisão.

O médico de San Diego, Dr. Jennings Ryan Staley, se confessou culpado na sexta-feira de uma acusação de importação contrária à lei, que vem com uma pena máxima de 20 anos de prisão.

Durante março de 2020 e abril de 2020, Staley vendeu kits de tratamento que ele falsamente comercializou como sendo uma cura “cem por cento” e uma “bala mágica” contra a Covid-19, enquanto os EUA estavam no meio de seu primeiro surto de Covid.

Os kits continham hidroxicloroquina, um medicamento contra a malária que vários testes mostraram ser ineficaz como tratamento para Covid-19.

Para obter a hidroxicloroquina, Staley a certa altura prescreveu uma receita com o nome de um de seus funcionários e, em seguida, pegou o medicamento sem o conhecimento do funcionário.

Staley também planejava contrabandear mais de 26 libras de pó de hidroxicloroquina para os EUA, rotulando erroneamente a droga como “extrato de inhame”, como parte de um acordo que ele fez com um fornecedor chinês.

Além disso, Staley admitiu que mentiu para investigadores federais, alegando que nunca comercializou seus kits como um tratamento infalível para Covid-19.

GRANDE NÚMERO

$ 4.000. Isso é quanto um agente federal disfarçado pagou por seis dos kits de tratamento de Staley, de acordo com o Departamento de Justiça.

CITAÇÃO CRUCIAL

“Dr. Staley ofereceu uma ‘bala mágica’ – uma cura garantida para Covid-19 para pessoas dominadas pelo medo durante uma pandemia global ”, disse a agente especial responsável pelo FBI, Suzanne Turner, em um comunicado. “Hoje, o Dr. Staley admitiu que era tudo mentira, parte de um golpe para ganhar dinheiro rápido.”

FUNDO CHAVE

A chegada da pandemia aos Estados Unidos coincidiu com um enorme aumento nas prescrições de hidroxicloroquina, que foi investigada como uma das primeiras potenciais terapêuticas da Covid. Os especialistas em saúde sempre expressaram ceticismo sobre se o medicamento seria comprovadamente eficaz contra a Covid, mas isso não impediu Trump de fazer repetidamente afirmações como: “Parece que está tendo bons resultados”. Trump até tomou seu próprio regime de hidroxicloroquina em maio de 2020, numa época em que estudos após estudos mostravam que a droga não funcionava contra o Covid-19. Trump pegou a Covid-19 em outubro e teve que ser hospitalizado. A falta de opções de tratamento confiáveis ​​também levou a várias outras curas não comprovadas e perigosas sendo comercializadas, como uma família da Flórida que foi acusada de vender dezenas de milhares de garrafas de alvejante tóxico que eles marcaram como “Solução Mineral Milagrosa”.

TANGENTE

Um médico naturopata baseado na Califórnia foi preso na quarta-feira por supostamente fabricar cartões de vacina falsos e vender pílulas orais como uma proteção vitalícia contra Covid-19.

 

Fonte: Forbes
Créditos: Polêmica Paraíba