Manifestações na Ásia

IMAGENS FORTES: Policial de Hong Kong atira em manifestante encapuzado - VEJA VÍDEO

O tiro, contra um manifestante que é contra a China, foi transmitido ao vivo pelo Facebook. Outro manifestante, este pró-Pequim, foi mergulhado em um líquido inflamável e, depois, teve o corpo queimado

Duas pessoas estão em estado crítico depois de mais um dia de protestos violentos em Hong Kong nesta segunda-feira (11). Uma delas, um manifestante contra a China, foi atingida com um tiro por um policial, em um ato transmitido ao vivo pelo Facebook.

Uma porta-voz da autoridade hospitalar da cidade afirmou que a pessoa passou por cirurgia e estava em condições críticas, mas não deu mais detalhes.

Em outro lugar da cidade, um segundo manifestante, este pró-Pequim, foi mergulhado em um líquido inflamável e, depois, teve o corpo queimado, segundo a BBC. Ele também está em estado grave.

Nas imagens do tiro, é possível ver um agente apontando a arma para uma pessoa com uma jaqueta branca. Outro homem encapuzado, vestido de preto, se aproxima, e o policial atira no segundo manifestante. O homem cai de imediato, levando as mãos ao lado esquerdo do corpo.

Segundos depois, o mesmo agente parece fazer outros dois disparos, contra uma terceira pessoa, mas não houve feridos, segundo a BBC. Os atos ocorreram no bairro de Sai Wan Ho, em um cruzamento bloqueado pelos manifestantes.

Mais tarde, as imagens mostram policiais detendo dois homens.

Primeira morte

Hong Kong tem sido sacudida nos últimos cinco meses por enormes manifestações, com enfrentamentos cada vez mais violentos entre manifestantes e policiais.

As tensões aumentaram ainda mais depois da morte de um estudante de 22 anos, Alex Chow, que caiu em um estacionamento de vários andares no começo de novembro durante um destes confrontos. Embora as circunstâncias da morte de Chow permaneçam desconhecidas, trata-se do primeiro estudante a morrer desde o começo das manifestações na antiga colônia britânica.

Desde a morte de Chow, as manifestações reuniram dezenas de milhares de pessoas todos os dias, e já foi lançada uma convocação de uma greve geral para esta segunda (11).

Os protestos surgiram em vários distritos na manhã de segunda-feira, com pequenos grupos de manifestantes encapuzados concentrados em estações de metrô e erguendo barricadas nas ruas.

Fonte: G1
Créditos: G1