não foi assim

FAKENEWS: Papa disse em missa que maior crime de Lula foi ele ter lutado contra a fome no mundo?

 

Em meio às discussões sobre o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo Tribunal Federal (STF), circula pelas redes sociais uma declaração atribuída ao Papa Francisco, na qual o pontífice defende Lula das acusações pelos crimes que responde. Mas ela não foi dita por ele.

Uma das publicações com a frase no Facebook tem mais de 9 mil compartilhamentos. O deputado federal Marco Maia (PT-RS), ex-presidente da Câmara, foi um dos replicaram a mensagem. A fala, porém, é falsa e não foi dita por Francisco no último dia 31, como a publicação sugere.

Procurada, a assessoria do deputado disse que não sabia que a frase não havia sido dita pelo papa e que ia retirar o conteúdo da página oficial.

Fala foi compartilhada, inclusive, por ex-presidente da Câmara (Foto: Reprodução/Facebook)Fala foi compartilhada, inclusive, por ex-presidente da Câmara (Foto: Reprodução/Facebook)

Fala foi compartilhada, inclusive, por ex-presidente da Câmara (Foto: Reprodução/Facebook)

No sábado de Páscoa, o Papa realizou uma vigília na Basílica São Pedro, em Roma, e, durante a homilia, não fez qualquer citação ao ex-presidente. Na realidade, Francisco apenas levou aos fiéis uma mensagem sobre o significado da ressurreição de Jesus, celebrada naquele dia. A íntegra do texto, bem como vídeos e fotos de todos os sermões, discursos e mensagens do líder na Igreja Católica podem ser conferidos no site do Vaticano.

A frase que ironiza as acusações que pesam contra Lula, citando feitos de seus governos, já foi dita pelo próprio ex-presidente muitas vezes. Em julho de 2016, Lula publicou em seu perfil no Twitter: “O crime que eu cometi foi dizer ao pobre que ele tinha direito de comer três vezes ao dia”.

Desde então, o ex-presidente fez várias afirmações parecidas. Mais recentemente, em 16 de março, também no Twitter, Lula postou: “Eu cometi o grande crime de provar que era possível subir um degrau em direção à casa grande”.

Uma declaração parecida com a que foi atribuída ao Papa Francisco foi escrita por Enrique Yeves, diretor de Comunicação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em um artigo de opinião publicado em janeiro deste ano no site do “El País”.

No texto, intitulado “A luta contra a fome, atrás das grades”, Yeves cita programas de combate à fome e à pobreza implementados pelo ex-presidente e afirma que a condenação é uma “ironia perversa”. Em 2010, Lula foi condecorado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o título de “Campeão Mundial na Luta Contra a Fome”.

Fonte: G1
Créditos: G1