Antes tarde do que nunca

China parabeniza Biden por vitória nas eleições dos EUA; Brasil e Rússia estão entre os que ainda não reconheceram

Brasil, Rússia, México e Coreia do Norte estão entre os que ainda não se manifestaram sobre a derrota do republicano

A China parabenizou Joe Biden, nesta sexta-feira (13), quase uma semana após o anúncio da vitória do candidato democrata, pelo êxito nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, e disse que respeita “a escolha do povo norte-americano”.

Os aliados mais próximos dos EUA já reconheceram a vitória do democrata sobre Donald Trump. Brasil, Rússia, México e Coreia do Norte estão entre os que ainda não se manifestaram sobre a derrota do republicano.

“Estamos seguindo a resposta da comunidade nacional e internacional a esta eleição presidencial dos EUA. Respeitamos a escolha do povo norte-americano e parabenizamos o sr. Biden e a sra. [Kamala] Harris”, afirmou Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, em uma entrevista coletiva.

Em 2016, o presidente chinês, Xi Jinping, parabenizou o presidente dos EUA, Donald Trump, no dia seguinte à eleição. Mas, neste ano, Trump ainda não admitiu a derrota. O republicano diz, sem apresentar provas, que houve fraude e tenta reverter o resultado na Justiça.

A rivalidade entre Washington e Pequim em tecnologia e comércio, no entanto, não vai ser encerrada com Biden na presidência.

“Ao mesmo tempo, entendemos que o resultado dessas eleições norte-americanas será determinado de acordo com as leis e os procedimentos norte-americanos”, acrescentou Wenbin.

Fonte: CNN
Créditos: Polêmica Paraíba