Nesta sexta-feira

Ao lado de Janja e Dilma, Lula chega a Roma para funeral do Papa Francisco

Ao lado de Janja e Dilma, Lula chega a Roma para funeral do Papa Francisco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou em Roma, na Itália, nesta sexta-feira (25), acompanhado de uma comitiva brasileira para participar do funeral do Papa Francisco. A cerimônia está marcada para este sábado (26), às 10h no horário local (5h em Brasília), na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A primeira-dama, Janja Lula da Silva, e a ex-presidenta Dilma Rousseff integram o grupo de 18 autoridades brasileiras que acompanham o presidente. Entre os membros da comitiva estão quatro ministros e 12 parlamentares.

Nesta sexta-feira, é o último dia de velório aberto ao público. O corpo do pontífice está sendo velado desde quarta-feira (23) na Basílica de São Pedro, onde mais de 128 mil pessoas já prestaram suas homenagens. O presidente Lula também deve visitar o local ainda hoje.

O rito de fechamento do caixão está previsto para as 20h (15h em Brasília) desta sexta-feira, com a presença de cardeais e oficiais da Santa Sé. A missa de corpo presente, que será presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, marca o início do Novemdiales, tradição milenar que consiste em nove dias de luto e orações dedicados ao papa falecido.

Após a cerimônia, o corpo do Papa Francisco será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, fora dos limites do Vaticano, conforme desejo deixado por ele. Lá, será sepultado.

Falecimento e legado

O argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), seguido por coma e colapso cardiovascular irreversível. Ele enfrentava diversos problemas de saúde, incluindo insuficiência respiratória aguda, pneumonia bilateral, bronquiectasias, hipertensão e diabetes tipo 2.

Em respeito ao legado do pontífice, Lula decretou luto oficial de sete dias no Brasil. Em nota, o presidente exaltou o compromisso de Francisco com a paz, a promoção do amor, o combate à intolerância e à desigualdade.

Conclave e movo líder da Igreja Católica

Com o encerramento do Novemdiales, o Vaticano dará início ao conclave para eleger o novo líder da Igreja Católica.