Paraíba - Entre os dias 19 e 21 de agosto, João Pessoa será palco do Encontro de Jornalistas da Paraíba 2025, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) em parceria com a Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado.
O evento tem apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e reúne diversas instituições acadêmicas, entidades da sociedade civil e órgãos públicos.
A presidenta da FENAJ, Samira de Castro, participa da programação que conta com palestras, visitas a veículos de comunicação, encontros com estudantes e atividades de diálogo com jornalistas locais.
Programação
O encontro começa na terça-feira (19), com visitas de Samira de Castro a locais de trabalho da imprensa paraibana, além de entrevistas à imprensa e a estudantes de jornalismo.
Na quarta-feira (20), as atividades se concentram no Cine Aruanda (CCTA/UFPB). A programação inclui a palestra “Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres: Diretrizes para uma cobertura responsável”, ministrada por Samira, com participação da jornalista e secretária estadual Lídia de Moura Silva Barbosa como debatedora.
Ainda no mesmo dia, será realizada a mesa-redonda “Combate à Desinformação e PEC do Diploma”, mediada pelo professor Marcelo Rodrigo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB.
O debate contará com as professoras Sandra Moura, Agda Aquino e Verônica Oliveira, o professor Emilson Júnior e o jornalista Rubens Nóbrega, do Observatório Paraibano de Jornalismo.
Na quinta-feira (21), as atividades se concluem com visita de Samira de Castro à sede do Sindjor-PB, seguida de um coffee break que reunirá dirigentes sindicais, jornalistas e convidados.
Parcerias e apoios
O evento conta com a participação de diversas instituições, entre elas:
- Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ)
- Centro Acadêmico de Jornalismo da UFPB – Vladimir Herzog
- Observatório Paraibano de Jornalismo
- Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana
- Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres
- Conselhos Estadual e Municipal da Mulher
- Alumia – Laboratório de Combate à Desinformação
- Coordenação do Curso de Jornalismo da UFPB
- Observatório Mulheres UFPB
- Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/UFPB
- Coordenação do Curso de Jornalismo da UEPB
- Curso de Jornalismo da Uninassau
- Rede de Rádios Universitárias do Brasil.
Representatividade e fortalecimento da categoria
Para o presidente do Sindjor-PB, Jorge Galdino, o evento reforça a representatividade feminina e aproxima o debate jornalístico das lutas sociais:
“Decidimos firmar parcerias com entidades que atuam no combate à violência contra as mulheres, envolvendo ainda temáticas específicas ao setor jornalístico como combate à desinformação e a tramitação da PEC do Diploma, em um evento aberto ao público, aos estudantes e aos profissionais do jornalismo.”
A diretora do sindicato e vice-presidenta regional Nordeste I da FENAJ, Inise Machado, destacou que o encontro marca o início de uma série de ações para fortalecer a categoria:
“Como membro da direção do sindicato e da Fenaj, me sinto representada com a valorização e inclusão das mulheres no debate em um momento ímpar em que temos a representação feminina ativa nas diversas instâncias do jornalismo nacional.”
Já a presidenta da FENAJ, Samira de Castro, ressaltou o caráter nacional da mobilização:
“A Paraíba reafirma o compromisso da nossa luta contra a precarização da profissão, contra o avanço da desinformação e pelo fortalecimento do jornalismo responsável, democrático e comprometido com os direitos humanos.”