Nesta sexta-feira

Detran-PB inicia simpósios em homenagem ao Mês da Mulher e destaca menor número de mortes e infrações de trânsito por parte do sexo feminino

O 1° Simpósio das Mulheres no Trânsito ocorreu na tarde da última quinta-feira(07)

Reprodução: Internet
Reprodução: Internet

Neste mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) iniciou a série do 1° Simpósio das Mulheres no Trânsito, que englobará cinco regiões do Estado. A primeira aconteceu na tarde dessa quinta-feira (7), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), no município de Patos, no Sertão paraibano.

Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, o simpósio tem como finalidade debater o direito do espaço da mulher no trânsito. “É importante e deve ser compreendido como forma de romper preconceitos e comportamentos violentos no trânsito. Foi um dia especial para o Detran-PB, pois marcou uma pauta extremamente necessária para desmistificar ideias machistas de que a mulher é uma condutora de veículos insegura”.

Ariana destacou que os números mostram uma realidade contrária “aos jargões machistas que se popularizam no trânsito”. Segundo ela, com base em dados nacionais de 2022, dos 3.361 condutores que morreram em decorrência de acidentes de trânsito, 92,7% eram homens, enquanto apenas 7,3% eram do sexo feminino. Quando considerado o número total de mortes, incluindo passageiros e pedestres, esse índice chega a 82,5% de homens e 17,5% de mulheres.

Já na Paraíba, em 2023, das 788 vítimas fatais de acidentes de trânsito, 87% (686) eram homens e apenas 13% (102) eram mulheres. Do total de 1.120.279 condutores habilitados no Estado, 329.218 (29,4%) são mulheres e 791.061 (70,6%) são homens.

No tocante a infrações cometidas no ano passado, foram notificados 51.015 condutores, sendo 46.365 (90,89%) homens e 4.650 (9,11%) mulheres, confirmando que o sexo feminino comete menos infrações que os homens.

O 1° Simpósio das Mulheres no Trânsito contou com a parceria da Operação Lei Seca do Detran-PB, da Chefia da 4ª Ciretran de Patos, da OAB-PB, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das autarquias de trânsito municipais, “com o objetivo de consolidar práticas educativas voltadas a implementar uma cultura de paz no trânsito e fazer desse espaço um lugar seguro para todos”, enfatizou Ariana Nogueira.

O evento contou com palestras sobre o tema Mulheres no Trânsito proferidas pela agente da Operação Lei Seca, Michelle Ferreira, e pela inspetora da PRF, Thayse Madeira. E teve a participação de Carola Gadelha, representando o superintendente Isaías Gualberto; Mariana Vieira, representando a diretora de Operações Roberta Neiva; Danúzia Ramos, chefe da 4ª Ciretran de Patos; Giordana Coutinho, representante da OAB-PB, entre outros.

Os próximos simpósios acontecerão nas sedes das OABs nos municípios, sempre no turno da tarde, conforme calendário abaixo:

13/03 (quarta) – Cajazeiras
19/03 (terça) – Guarabira
21/03 (quinta) – João Pessoa
26/03 (terça) – Campina Grande

Assessoria de Imprensa.