Copa do Brasil

Único algoz paraibano: Botafogo-PB é o único clube da Paraíba a vencer o Flamengo na história

Foto: Divulgação/Botafogo-PB
Foto: Divulgação/Botafogo-PB

Paraíba - O Flamengo encara o Botafogo-PB nesta quinta-feira (1), às 20h (de Brasília), em São Luís, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O Rubro-Negro voltará a atuar contra um clube paraibano após 12 anos. A última vez foi diante do Campinense, em 2013, pela segunda fase da competição.

O retrospecto do Flamengo contra clubes paraibanos é positivo, com 18 vitórias em 22 jogos. No entanto, a equipe carioca tem duas derrotas no histórico, ambas curiosamente para o Botafogo-PB, adversário desta quinta.

A primeira derrota aconteceu em 1952, em um amistoso em Cabo Branco, na Paraíba. O Rubro-Negro enfrentou um time combinado entre Botafogo-PB e Auto Esporte, também clube paraibano. Na ocasião, os cariocas foram superados por 3 a 2.

Vinte e oito anos depois, em 1980, o Botafogo-PB voltou a vencer o Flamengo, mas desta vez no Maracanã e com Zico como adversário. O Rubro-Negro do técnico Cláudio Coutinho, que tinha ainda Júnior, Adilio, Rondinelli, entre outros, perdeu por 2 a 1. A vitória é considerada um dos grandes feitos da história do clube paraibano.

Em contrapartida, desde então, o Flamengo não perdeu mais para o Botafogo-PB. Em seis jogos, o Rubro-Negro venceu cinco e empatou um. O último encontro entre os clubes ocorreu em 2003 pela segunda fase da Copa do Brasil. Na ocasião, a equipe comandada por Evaristo de Macedo atropelou e ganhou por 4 a 1, com gols de Fernando Baiano, Zé Carlos (2x) e Andrezinho.

Na história, o Flamengo já enfrentou outros clubes paraibanos, como Nacional Atlético Clube (1j e 1v), Campinense (4j, 3v e 1e), Auto Esporte Clube (1j e 1v), Treze (6j e 6v) e Sousa (2j e 2v).

365 Scores