pandemia

Surto de covid atinge narrador, assusta Globo e pode mudar programação

Assintomático, Hernan também comentou o momento em postagem nas redes sociais

O Esporte da Globo vive um surto de casos do novo coronavírus . Da sexta-feira (27) até o fechamento desta reportagem hoje, três profissionais de vídeo testaram positivo: o narrador Luiz Carlos Jr e os repórteres André Hernan e José Renato Ambrósio – o primeiro sofreu ainda com uma pneumonia em decorrência da covid-19. Outros nomes que não aparecem na telinha também foram infectados.

Após a publicação da reportagem, Luiz Carlos falou pela primeira vez sobre o tema e deu detalhes da infecção: “Diário da covid – ela trouxe pneumonia, muito carinho, afeto e cinco dias sem fazer a barba. Estou bem e me cuidando muito. Se cuidem aí fora, por favor “.

Assintomático, Hernan também comentou o momento em postagem nas redes sociais .: “Quero agradecer as mensagens que tenho pedido e aproveito pra pedir: Temos que redobrar os cuidados, gente! A pandemia não acabou. O vírus está perto, basta ver pessoas próximas a você estão contaminadas … Vamos, na medida do possível, nos cuidar e cuidar de quem a gente ama “.

Assustada nos bastidores, a Globo promete reforçar os protocolos.Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte , com os resultados positivos de talentos e de outros nomes que atuam fora do ar, o departamento acumula um total de 82 casos desde o início da pandemia. A última semana representou o período de manior número de casos positivos no esporte da emissora desde março.

O maior número de casos está no Rio de Janeiro, com 63 casos. São 15 em São Paulo, dois em Recife e Belo Horizonte, e um em Brasília. A boa notícia é que cinco pessoas se curaram e voltaram ontem ao trabalho. Um profissional, que atua nos bastidores, está internado. Porém ele não corre risco de vida.

Em função da disparada, um Globo teve uma reunião nesta segunda (30) para discutir o assunto e estudar novas medidas para frear o contágio. Tanto em São Paulo como no Rio, existe um medo crescente, principalmente para quem precisa estar nas redações quase que diariamente. A cúpula esportiva do canal não descarta tirar outros programas ar e reduzir ainda mais a circulação na redação – especialmente instalação na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, a principal do grupo.

A Globo prometeu reforçar todos os seus protocolos de segurança, como distanciamento obrigatório na redação, mais nomes trabalhando de casa em relação a este novembro, estúdios com o mínimo de pessoas possível e cabines de jogos com separação ainda maior, além do acrílico de vidro já instalado.

Outro ponto é a conscientização. A emissora pediu para os profissionais que precisam trabalhar presencialmente com frequência e não foram acometidos pela doença para que só saiam em casos extremos, para que os jogos ao vivo podem ocorrer normalmente e sem sobrecarga de nomes.

Na noite de ontem, logo após a reunião ter terminado, o executivo Renato Ribeiro, número 1 do Esporte da Globo, adicionou um comunicado interno detalhando a situação. Ribeiro reforçou que a Globo tem visto de perto tudo e que está de olho nos acontecimentos.

Narrador substituto faz jornada dupla

Entre pessoas que trabalham sem vídeo, testaram positivo nas últimas semanas André Hernan, Luiz Carlos Jr e José Renato Ambrósio. O caso que mais chamou a atenção internamente foi do narrador. Luiz testou positivo no sábado (28) e teve de ser substituído às pressas em Atlético Goianiense x Internacional. Quem lhe substituiu por Júlio Oliveira, que horas antes, tinha comandado CSA x Ponte Preta pela Série B.

Com isso, um fato raríssimo aconteceu no Esporte da Globo: num espaço de seis horas, Júlio Oliveira narrou dois jogos. Também escalado bolado para Fluminense x Bragantino ontem (30), Luiz Carlos Jr foi substituído por Daniel Pereira, que faria Vasco x Ceará – no lugar de Dan Dan, Bruno Fonseca foi chamado.

Procurada pela reportagem, a Globo não falou especificamente sobre o aumento de casos na redação e atribuiu como mudanças à nova onda de contaminação no RIo. “Com o aumento expressivo de casos de covid-19 no Rio de Janeiro, o Esporte da Globo optou pela suspensão temporária do ‘SporTV News Manhã’ e do ‘Globo Esporte Brasil’ para diminuir o número de profissionais circulando na redação. Todas as medidas de segurança adotadas desde o início da pandemia continua em vigor “, disse o comunicado.

Confia a carta distribuída internamente na íntegra:

“Caros, no fim de semana, teve a verificação de dois casos na nossa equipe do Rio de Janeiro. Ambos estão bem, com sintomas leves. São 82 casos no Esporte (sendo duas reinfecções): 63 no Rio de Janeiro, 15 em SP, dois em BH, um no Recife e um em Brasília. Desses 82 casos, 12 estavam em casa; três pessoas estavam de férias; oito estavam cedidas ao Jornalismo e 59 trabalhavam presencialmente. Hoje, cinco pessoas se curaram e estão de férias. volta ao trabaho. Até agora, 48 pessoas já retornaram às atividades. Nos últimos três dias, seis pessoas que estavam com sintomas testaram negativo. Desde o início da pandemia, 152 profissionais do Esporte testaram negativo. Nosso colega que está internado passa bem e não corre nenhum risco. Em breve, estaremos conosco “

Fonte: UOL
Créditos: UOL