Nostalgia

RETROSPECTIVA: Confira os principais acontecimentos do futebol brasileiro em 2023

Em mais uma matéria da série retrospectiva do Polêmica Paraíba acerca de 2023, desta vez serão apresentados quais foram os momentos mais marcantes do futebol brasileiro, relembrando as principais conquistas das equipes nacionais.

Arte: Marcelo Jr

Em mais uma matéria da série retrospectiva do Polêmica Paraíba acerca de 2023, desta vez serão apresentados quais foram os momentos mais marcantes do futebol brasileiro, relembrando as principais conquistas das equipes nacionais.

Foto: Sergio Moraes / Reuters

Mesmo não sendo apontado como um dos favoritos ao título da Libertadores, o Fluminense fez uma campanha excelente. Na fase de grupos, que tinha o River Plate, terminou em primeiro lugar. Já no mata-mata o Tricolor das Laranjeiras não perdeu nenhuma partida sequer e, na final, derrotou o Boca Juniors na prorrogação, com o Maracanã lotado, e conquistou o tão sonhado título da Libertadores.

O sonho do Fluminense em ser campeão do mundo foi ceifado após ser goleado de forma vexatória pelo Manchester City, na final do Mundial de Clubes da Fifa. Contudo, o tricolor encerrou a temporada de 2023 com um aproveitamento de 57,4% dos pontos disputados e não tem motivos para lamentação.

Em 72 jogos, o Fluminense foi também campeão do Campeonato Carioca. O time terminou a Série A do Campeonato Brasileiro na 7ª colocação e foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil.

O brilho dos artilheiros do Fluminense em 2023 foi notável, especialmente com Germán Cano, que alcançou a impressionante marca de 40 gols na temporada.

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras gritou “é campeão” do início ao fim de 2023. Mas o caminho ao longo da temporada foi o mais tortuoso na vencedora trajetória de Abel Ferreira no comando alviverde.

O Palmeiras deu a primeira volta olímpica logo no quinto jogo da temporada, com a eletrizante vitória por 4 a 3 diante do Flamengo, pela Supercopa, em Brasília (DF).

Com bom início no Campeonato Paulista, o time se manteve invicto até abril, quando disputou a final do Estadual com o Água Santa. Na ida, uma surpreendente derrota por 2 a 1, mas a volta no Allianz Parque terminou com uma goleada por 4 a 0, e o bicampeonato consecutivo do Paulistão.

Em julho, a equipe de Abel caiu para o São Paulo com duas derrotas nas quartas de final da Copa do Brasil. Apesar das dificuldades no segundo semestre, o Palmeiras chegou na semifinal da Conmebol Libertadores e teria pela frente o Boca Juniors, que não empolgou em toda a competição. Depois de 0 a 0 na Bombonera, o Verdão saiu atrás no Allianz Parque, buscou o 1 a 1, mas acabou eliminado nos pênaltis.

A 14 pontos do líder Botafogo restando 11 jogos a disputar, o Palmeiras tinha como meta se garantir na fase de grupos da Libertadores. A partir da entrada de Endrick na equipe, o Palmeiras começou a crescer. Engatou cinco vitórias seguidas, incluindo a histórica virada por 4 a 3 contra o Botafogo, após ir para o intervalo perdendo por 3 a 0. A partir da 34ª rodada, quando assumiu a ponta, o Verdão não largou mais e terminou com bicampeonato brasileiro consecutivo.

Foto: Icon Sport

O ano de 2023 está eternizado na história do São Paulo com a conquista do título inédito da Copa do Brasil. Isso só foi possível graças a uma defesa sólida do início ao fim, a protagonistas improváveis e também àqueles acostumados a decidir no ataque.

O São Paulo começou o ano com Rogério Ceni e acabou com Dorival Júnior. A troca de comando, aliás, foi essencial para o título da Copa do Brasil. O novo treinador assumiu como herança um time já encaminhado por seu antecessor e fez ajustes para transformá-lo em um time vencedor, especialmente nos mata-matas.

A decisão do torneio foi contra o Flamengo. Calleri fez o gol da vitória por 1 a 0 no Maracanã. No Morumbi, Bruno Henrique abriu o placar para os cariocas, mas Rodrigo Nestor empatou com um golaço de fora da área. O empate deu ao São Paulo seu primeiro título da Copa do Brasil – e, também, vaga na Libertadores de 2024.

Foto: Ascom/Treze

Apenas com o Campeonato Paraibano no calendário, o Treze apostou em um técnico jovem, com um elenco enxuto, e que conseguiu avançar ao mata-mata após um turno regular. Nas semifinais o Galo da Borborema encarou o São Paulo Crystal, e após um empate por 1 a 1 em Cruz do Espírito Santo, a vitória por 1 a 0 no Amigão foi o bastante para levar o time à final após duas temporadas e, de quebra, conquistar o seu primeiro grande objetivo que era uma vaga na Série D em 2024.

O adversário do Treze na grande final foi o Sousa. No primeiro jogo da final, no Estádio Amigão, o Galo foi vitorioso pelo placar de 2 a 1. Na volta, no Marizão, o time foi derrotado por 1 a 0, resultado que levou a decisão do título para os pênaltis. O Treze venceu por 4 a 2 e faturou seu 17º título paraibano

Os campeões da segunda e terceira divisão foram respectivamente Atlético de Cajazeiras e Cruzeiro de Itaporanga, enquanto o Mixto foi o vencedor no torneio feminino.

Foto: Reprodução

O Botafogo viveu um ano de extremos em 2023. Das polêmicas no começo do Campeonato Carioca, passando pela companha ruim na competição, até a perda do título Brasileiro, o torcedor alvinegro viveu o que de melhor e pior o futebol pode proporcionar.

A equipe, que começou a temporada comandada por Luís Castro, teve cinco treinadores diferentes.

Antes criticado, Luís Castro era ovacionado pelas arquibancadas a cada jogo. Os torcedores puxavam a “fila de desculpas” ao treinador vendo o time não só vencer, mas também jogar bem e dominar rivais com elencos mais ricos e mais estabelecidos no futebol brasileiro.

Mas uma ligação de Cristiano Ronaldo jogou por terra tudo que estava sendo construído. Castro recebeu uma oferta irrecusável do Al Nassr, da Arábia Saudita, com direito a uma ligação do maior jogador português de todos os tempos e deixou o time logo após a 12ª rodada do Brasileirão.

Bruno Lage foi o escolhido por John Textor para conduzir o time depois da saída do compatriota. Antes, Cláudio Caçapa conduziu a transição com maestria, foram quatro jogos com quatro vitórias, oito gols marcados e nenhum sofrido.

Com 47 pontos, o Glorioso marcou o melhor primeiro turno da história do Brasileirão. Lage foi demitido após Textor ouvir as lideranças do elenco e Lúcio Flávio, treinador do time sub-23, efetivado no comando da equipe nas 13 rodadas que restavam do Brasileirão.

Com nove pontos de frente e 11 jogos por fazer, parecia que o título do Brasileirão era questão de tempo. No entanto, aquela foi a última vez que a equipe saiu vitoriosa no Brasileirão. O torneio, que começou com o sonho, terminou em pesadelo com uma sequência de 11 partidas sem vencer.  O sonho virou pesadelo e deixou um grande trauma para a torcida alvinegra.

Fonte: GE/Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba