novidade

Quatro quilos mais forte, Etiene busca primeiro título feminino da história do país

Na semifinal da prova, na quarta-feira, Etiene flertou com o recorde mundial

O Brasil tem oito medalhas de ouro na natação na história dos Campeonatos Mundiais de piscina longa, todas com homens. Nesta quinta-feira, essa história pode mudar. Melhor tempo da semifinal dos 50m costas e atual vice-campeã mundial da disputa, Etiene Medeiros entra como uma das favoritas ao título na decisão que será às 12h30 (com SporTV e tempo real do SporTV.com). A principal mudança com relação aos últimos anos está na forma física. A pernambucana ganhou quatro quilos de massa:

– Na verdade eu, dos Jogos (olímpico) para cá, mudei bastante meu dia a dia. Como encarar minhas competições, e dei uma aliviada em como abordar os treinos. No último ciclo eu estava mais sequinha, agora estou mais relaxada. Está sendo um ano bem tranquilo. Meu ombro está mais largo (risos). No ciclo passado estava bem mais fina, agora estou mais cheinha – disse.

A ideia de tentar mudar o físico veio por conta da distância dos Jogos Olímpicos. Oitava colocada nos 50m livre na Olimpíada do Rio, ela está de olho nos Jogos de Tóquio 2020. Por isso, 2017 pode ser um ano de testes:

– Estou experimentando várias coisas e é o momento para fazer isso. Não vou fazer isso em 2019, antes dos Jogos olímpicos, estou em momento de reciclagem. Querendo ou nao, foi um trabalho diferente, mudei meu preparador fisico, tive que incluir coisas no treinamento, fiquei um pouco mais forte, mas é um ano de reconstruir tudo e entrar no ciclo novo com coisas novas. foi um trabalho diferente fora da àgua – disse.

Na semifinal da prova, na quarta-feira, Etiene flertou com o recorde mundial, e fez o melhor tempo do Mundial, com 27s18, apenas um centésimo na frente da chinesa Yanghui Fu. A melhor marca da história é 27s06, da chinesa Zhao Jing, de 2009. Fu e Etiene são as principais favoritas ao título, mas a americana Kathleen Baker (27s48) e a australiana Emily Seebohm (27s51), brigam por fora.

– Foi uma semifinal bem justa, equilibrada. Eu fiquei meio impressionada com meu tempo, mas gostei. Nadei como se fosse uma final. E na final, vou fazer o mesmo, nadar como em uma final de Mundial – disse.

Além da final da Etiene, o Brasil também participa da decisão dos 100m livre, em que Marcelo Chierighini tentará sua primeira medalha individual, já que fez parte do time do 4x100m que foi prata no último domingo. Quem também cai na água é Leonardo de Deus, que passou à semifinal dos 200m costas.

12h30: Finais (SporTV 2)

Final 100m livre masculino (Marcelo Chierighini)
Semifinal 100m livre feminino
Final 50m costas feminino (Etiene Medeiros)
Semifinal 200m peito feminino
Semifinal 200m peito masculino
Semifinal 200m costas masculino (Leonardo de Deus)
Final 200m borboleta feminino
Final 200m medley masculino
Final 4x200m feminino

Fonte: Globo Esporte