contra o CRB

Palmeiras estreia nesta quinta na Copa do Brasil por taça, premiação e "efeito catarse"

O Palmeiras estreia nesta quinta (3) na Copa do Brasil, contra o CRB, em Maceió, às 21h, defendendo o título que conquistou há menos de quatro meses.

O Palmeiras estreia nesta quinta (3) na Copa do Brasil, contra o CRB, em Maceió, às 21h, defendendo o título que conquistou há menos de quatro meses. Na teoria, trata-se do menos nobre entre os campeonatos que o clube vai disputar até o fim do ano.

Mas a competição nacional, além dos mais de 70 milhões que renderá ao vencedor neste ano, sempre teve grande peso nas temporadas em que o Palmeiras a venceu.

Para iniciar a trajetória em 2021, o técnico Abel Ferreira vai com o que tem de melhor para Alagoas. Ele não contará com Weverton, Gustavo Gómez e Matias Viña, convocados para as seleções nacionais, além de Gabriel Menino, com o time olímpico do Brasil. Breno Lopes, Marcos Rocha, Kuscevic e Gabriel Verón, recuperando-se de lesões, também não jogam.

A partida de volta acontecerá no dia 9, no Allianz Parque.

Copas do Brasil vencidas pelo Palmeiras foram marcantes por motivos diferentes

Nas quatro oportunidades em que levantou o troféu, a Copa do Brasil foi sempre catártica para o clube.

Em 1998, o título foi o primeiro da Era Felipão e abriu caminho para a disputa da Copa Libertadores do ano seguinte, que o Alviverde acabaria conquistando. A vitória sobre o Cruzeiro, no Morumbi, por 2 a 1, veio com um gol sem ângulo de Oséas, aos 44 da etapa final. Em 2012, mais uma vez com Scolari, a conquista foi a única da segunda passagem do técnico, iniciada em 2010. Naquele ano, o Palmeiras, mesmo campeão do torneio, terminou a temporada em um trágico rebaixamento para a Série B. Mas na Copa do Brasil, venceu o Coritiba em casa por 2 a 0 e sagrou-se campeão com um empate por 1 a 1 no Couto Pereira, num único momento de alegria em um mar de problemas.

Em 2015, o Palmeiras fez a final da competição contra o Santos no Allianz Parque. Tratava-se da primeira final do novo estádio, e vencê-la era questão de honra. A derrota na Vila Belmiro por 1 a 0 foi devolvida com uma vitória por 2 a 1 em casa. A taça só veio nos pênaltis, com cobrança decisiva do goleiro Fernando Prass. E a conquista abriu caminho para os anos de conquista que o clube desfruta até hoje.

E já na temporada 2020, em partida disputada em fevereiro deste ano, o título acabou servindo de reafirmação e respiro para o técnico Abel Ferreira. A despeito de ter vencido a Libertadores menos de um mês antes, o fracasso no Mundial já colocava pressão no português, cuja equipe bateu o Grêmio com vitórias nos dois jogos —1 a 0 no Sul, 2 a 0 em São Paulo.

 

Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: UOL