
Horas depois de o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), afastar Ednaldo Pereira da presidência da CBF, dirigentes de 19 das 27 federações de futebol assinaram um manifesto defendendo “virar a atual página de judicialização e instabilidade que há mais de uma década compromete o bom funcionamento da entidade”.
No documento, os cartolas assumem o compromisso de lançar uma chapa à presidência e às vice-presidências da CBF “comprometida com um novo ciclo para o futebol brasileiro: mais democrático, mais integrado e mais aberto à participação de todos”.
Mesmo enrolado na Justiça, Ednaldo ainda contava com apoio dos clubes da Série A, cujos cartolas confiavam na promessa de que iriam comandar o Brasileirão a partir de 2027. Mas o manifesto da grande maioria das federações estaduais acrescenta um novo ingrediente na administração do maior esporte nacional.
“O futebol brasileiro vive um momento decisivo. É urgente enfrentar desafios estruturais que há anos limitam o potencial do nosso futebol. Precisamos de um calendário equilibrado, arbitragem profissionalizada, gramados de qualidade, segurança nos estádios e competições fortalecidas”, escrevem os presidentes de federações.
Assinam o manifesto os seguintes dirigentes
- Felipe Omena Feijó – Federação Alagoana de Futebol;
- Michele Ramalho Cardoso – Federação Paraibana de Futebol;
- José Vanildo da Silva – Federação Norte-Riograndense de Futebol;
- Robert Brown Carcará da Silva – Federação de Futebol do Piauí;
- Antônio Américo Lobato Gonçalves – Federação Maranhense de Futebol;
- Mauro Carmelio Santos Costa Júnior – Federação Cearense de Futebol;
- Milton Dantas de Farias Júnior – Federação Sergipana de Futebol;
- Heitor Luiz da Costa Júnior – Federação de Futebol do Estado de Rondônia;
- Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul – Federação Paraense de Futebol;
- Samir de Araújo Xaud – Federação Roraimense de Futebol;
- Ednailson Leite Rozenha – Federação Amazonense de Futebol;
- Adem Araújo – Federação de Futebol do Estado do Acre;
- Rubens Lopes da Costa Filho – Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro;
- Daniel dos Santos Vasconcelos – Federação de Futebol do Distrito Federal;
- Hélio Cury Filho – Federação Paranaense de Futebol;
- Ronei Ferreira de Freitas – Federação Goiana de Futebol;
- Estevão Antônio Petrallás – Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul;
- Luciano Dahmer Hocsman – Federação Gaúcha de Futebol;
- Rubens Renato Angelotti – Federação Catarinense de Futebol.
Fonte: Veja
Créditos: Polêmica Paraíba