A NBA é a principal liga de basquete do mundo, com uma história recheada de grandes franquias e, claro, jogadores. O Boston Celtics é o maior vencedor com 18 títulos, seguido pelo Los Angeles Lakers com 17.
Nas plataformas de 1 real, confrontos históricos ganham espaço, já que a rivalidade entre grandes equipes costuma atrair olhares e palpites, especialmente em decisões. Aposta é assunto para adultos.
Maiores campeões, Celtics e Lakers acirraram a rivalidade decidindo a NBA 12 vezes, o maior encontro já visto nas finais. Dessa forma, o primeiro embate foi na década de 50, enquanto os anos 60 proporcionaram seis duelos decisivos.
Em 1980 foram mais três finais entre eles, fechando com mais duas nos anos 2000. Porém, podemos dizer que os confrontos nos anos 80 foram os principais, já que eles acirraram a rivalidade e redefiniram a história da NBA.
O Boston Celtics escolheu Larry Bird na sexta posição do draft de 1978, enquanto o Los Angeles Lakers buscou o jovem Magic Johnson na primeira escolha de 1979. Ambos chegavam com expectativas, mas talvez as franquias não pudessem imaginar todo o impacto que iriam gerar, principalmente para a rivalidade.
Larry Bird x Magic Johnson começou na NCAA
Curiosamente, a primeira disputa entre Larry Bird e Magic Johnson foi antes da NBA, na final da NCAA, apontada como a melhor da história, no triunfo do Michigan State Spartans por 75 a 64 diante do Indiana State Sycamores.
Na ocasião, o jogador que se tornaria astro dos Lakers levou a melhor e ficou com o título, após 26 pontos, sete rebotes e cinco assistências. Bird respondeu com 19 pontos, mas o seu jogo ficou abaixo do normal e a equipe sentiu.
Reencontro na NBA gerou engajamento e acirrou rivalidade Celtics x Lakers
Na NBA, Larry Bird e Magic Johnson estiveram presentes em todas as finais da década de 80, com ao menos um deles participando em cada uma das 10 decisões do período. Além disso, foram três encontros diretos, o primeiro em 1984, com triunfo do Boston Celtics.
Porém, quem levou a melhor foi Magic Johnson, que venceu com os Lakers em 1985 e 1987. No total, foram 37 confrontos diretos entre as duas lendas, com 23 vitórias de Magic e 14 para Bird.
Com a rivalidade que se criou, a NBA ganhou engajamento e, com isso, elevou a audiência da TV, sempre de olho no encontro entre as duas lendas, ciente de que dele sairiam bons jogos.
Números finais de Larry Bird x Magic Johnson
Ao longo de suas carreiras na NBA, os dois ídolos do esporte acumularam números impressionantes. Vale destacar que cada um atuou na NBA por 13 anos, o mesmo número, além de ambos contarem com três prêmios de MVPs, nove All-NBA First Team e 10 All-NBA Teams cada.
Além disso, conquistaram outros feitos e o comparativo entre ambos se tornou inevitável. Confira:
- Finals MVP: 3×2 (Magic Johnson)
- All-Defensive Teams: 3×0 (Larry Bird)
- Líder de Assistências: 4×0 (Magic Johnson)
- Líder de Roubos de Bola: 2×0 (Magic Johnson)
- Rookie of the Year: 1×0 (Larry Bird)
- Pontos por jogo: 24.3 x 19.5 (Larry Bird)
- Rebotes por jogo: 10.0 x 7.2 (Larry Bird)
- Assistências por jogo: 11.2 x 6.3 (Magic Johnson)
- Roubos por jogo: 1.9 x 1.7 (Magic Johnson)
- Tocos por jogo: 0.8 x 0.4 (Larry Bird)