CORONAVÍRUS

Governo pretende fazer hospitais de campanha e estádios devem ser utilizados

Na guerra travada contra a pandemia de Coronavírus, o Governo da Paraíba pretende fazer dois hospitais de campanha para o tratamento da COVID-19 e pode utilizar estádios e ginásios que pertencem ao Estado, a exemplo do Almeidão e do Ronaldão, em João Pessoa, do Amigão, em Campina Grande, e do Perpetão, em Cajazeiras.

De acordo com o Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Hervázio Bezerra, essas praças esportivas não precisam de autorização dos clubes para se transformarem em hospitais de campanha, dependendo única e exclusivamente do desejo do Governo da Paraíba.

– Em outros estados os estádios pertencem aos clubes. Ou então existem contratos de aluguéis, como é o caso do Maracanã, que hoje é alugado ao Flamengo. Nos casos de Almeidão, Ronaldão, Perpetão e Amigão, eles já pertencem ao Estado. Então depende do governador. No momento em que ele quiser utilizar, ele vai poder, pois é de gerência do Governo do Estado – explicou Hervázio.

Nos últimos anos, o Almeidão tem sido palco principalmente dos jogos do Botafogo, que tem o calendário mais completo dentre as equipes de João Pessoa. Mas o CSP e o Auto Esporte também fazem uso do equipamento. Já o Amigão tem sido utilizado por Campinense, Perilima, Sport Lagoa Seca, Serrano e Treze, que além do Amigão, joga também no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande. O Perpetão é a casa do Atlético de Cajazeiras e o Ginásio Ronaldão, em João Pessoa, é palco de várias modalidades esportivas.

Na semana passada, o Treze já havia disponibilizado o estádio Presidente Vargas para as autoridades e o Nacional de Patos, que utiliza o Estádio Municipal José Cavalcanti, colocou seu centro de treinamento à disposição do poder público.

Tudo isso acontece em meio à paralisação do calendário do futebol por tempo indeterminado. A pandemia de Coronavírus adiou eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos de Tóquio e campeonatos continentais de futebol, como a Copa América e a Euro. Todas essas competições aconteceriam no meio deste ano e devem ser disputadas apenas em 2021.

Fonte: Com Globo Esporte
Créditos: Com Globo Esporte