Paraíba - A equipe G.D.A de Robótica da ECIT Pedro Anísio Bezerra Dantas, localizada em João Pessoa, conquistou o 1º lugar na categoria Dança Artística Nível 2, na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) nas etapas estadual e regional, que ocorreu de 21 a 24 de agosto.
Com o resultado, a equipe se tornou bicampeã garantindo a vaga para a Competição Brasileira de Robótica Petrobras (CBR Petrobras) 2025, que acontecerá de 13 a 19 de outubro, em Vitória (ES), na Cidade da Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo.
Os estudantes João Pedro Cortes Chaves, Clarice Guedes da Silva, Júlio Lopes Freitas da Silva e Gabriel Lima de Almeida com a coordenação do professor Crismarkes Ferreira, brilharam nas apresentações ao som das músicas Smooth Criminal, Thriller e They Don’t Care About Us, um tributo ao cantor Michael Jackson.
Primeiro a equipe ganhou em primeiro lugar na regional e em seguida também conquistaram o primeiro lugar na etapa estadual, ficando entre as quatro melhores equipes de cada dia, dos 40 grupos competidores.
Tanto na Regional, quanto na estadual, os estudantes se apresentaram duas vezes e garantiram o bicampeonato.
“É maravilhoso ver o crescimento dos estudantes durante todo o processo, fomos campeões ano passado com outros integrantes e passaram pela experiência Robocup e quando retornaram ajudaram na preparação dessa equipe atual e conseguimos unir tanto os egressos como os integrantes da escola. É gratificante para mim, é emocionante, não imaginava, estava muito concorrido. Mas nossas equipes também estavam preparadas e tivemos a oportunidade de ganhar. Espero fazermos um bom campeonato nacional, e se Deus permitir, conseguirmos ir para o mundial”, detalhou Crismarkes.
Durante as apresentações, os estudantes capricharam no figurino, no cenário e ensaiaram bastante para conquistar a atenção dos jurados.
“É com muita alegria que celebramos a nossa conquista do 1º lugar na etapa estadual da OBR, G.D.A. garantindo também a classificação para a fase nacional. Essa vitória representa o resultado de muito esforço, dedicação e trabalho em equipe. Cada detalhe foi pensado com carinho para transmitir energia, criatividade e impacto, e estamos muito felizes com o resultado que conseguimos alcançar. Aprendemos muito, crescemos juntos e mostramos que quando unimos talento e dedicação, conseguimos superar desafios. Agora, seguimos motivados para o nacional”, disse o estudante João Pedro Chaves.
Mais destaques na rede
A ECI Tenente Lucena também conquistou seu lugar de destaque na competição ficando em terceiro lugar, o que poderá levá-la para a competição nacional.
A ida da equipe vai depender da finalização das demais etapas estaduais da OBR pelo país, quando será definida a lista completa de equipes convidadas para a CBR.