GP da Inglaterra

Em treino marcado por estreia de escudo, Bottas lidera na Inglaterra

O finlandês, que vem de uma vitória na última prova, na Áustria, foi apenas 78 milésimos mais rápido que o companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton

Em treino marcado por estreia de escudo, Bottas lidera na Inglaterra

Em um treino livre que ficou marcado pela estreia do escudo, nova proposta para aumentar a proteção na região da cabeça dos pilotos, Valtteri Bottas foi o mais rápido na primeira sessão para o GP da Inglaterra, décima etapa do campeonato. O finlandês, que vem de uma vitória na última prova, na Áustria, foi apenas 78 milésimos mais rápido que o companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton.

O escudo foi testado apenas nos primeiros minutos de treino livre por Sebastian Vettel, que reportou problemas de visibilidade com a novidade. Com céu nublado e temperaturas na casa dos 15 graus, o alemão disse que o vidro ficou “embaçado” mesmo durante o curto período em que esteve na pista.

O escudo está sendo desenvolvido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) como alternativa ao halo, espécie de haste testada por vários pilotos ano passado. Depois que a maioria reclamou da falta de visibilidade, a FIA passou a estudar novos tipos de proteção, uma vez que está decidida a implementar algum tipo de barreira já na próxima temporada. Os testes com o escudo devem continuar nas próximas corridas.

Vettel acabou ficando apenas na sexta colocação no primeiro treino. Com as Ferrari mais lentas que as Red Bull, Max Verstappen foi o terceiro e Daniel Ricciardo, o quarto. Kimi Raikkonen ficou com a quinta colocação, enquanto a McLaren surpreendeu colocando os dois pilotos no top 10, com Fernando Alonso em oitavo lugar. O espanhol, contudo, vai largar no fundo do grid devido a punições pela troca de componentes do motor.

Já Felipe Massa, nono colocado no primeiro treino livre, não teve o início de final de semana que esperava. Logo em sua primeira ida à pista, o brasileiro atacou de forma mais agressiva a zebra e danificou o assoalho de sua Williams, perdendo tempo de pista. Massa apontara ainda na quinta-feira a importância de aproveitar o tempo de pista nesta sexta-feira para compreender os problemas que fizeram com que as Williams se classificassem apenas diante das Sauber na última corrida.

A segunda sessão de treinos livres para o GP da Inglaterra será disputada a partir das 9h pelo horário de Brasília. O campeonato é liderado por Vettel, que tem 20 pontos de vantagem para Hamilton.

Confira os tempos da primeira sessão de treinos livres na Inglaterra

Valtteri Bottas (FIN) Mercedes – 1min29s106
Lewis Hamilton (ING) Mercedes – 1min29s184
Max Verstappen (HOL) Red Bull – 1min29s604
Daniel Ricciardo (AUS) Red Bull – 1min29s942
Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari – 1min30s137
Sebastian Vettel (ALE) Ferrari – 1min30s517
Daniil Kvyat (RUS) Toro Rosso – 1min30s895
Fernando Alonso (ESP) McLaren – 1min30s993
Felipe Massa (BRA) Williams – 1min30s999
Stoffel Vandoorne (BEL) McLaren – 1min31s041
Carlos Sainz (ESP) Toro Rosso – 1min31s200
Esteban Ocon (FRA) Force India – 1min31s210
Sergio Perez (MEX) Force India – 1min31s297
Romain Grosjean (FRA) Haas – 1min31s610
Lance Stroll (CAN) Williams – 1min31s684
Antonio Giovinazzi (ITA) Haas – 1min32s068
Nico Hulkenberg (ALE) Renault – 1min32s171
Jolyon Palmer (ING) Renault – 1in32.450
Pascal Wehrlein (ALE) Sauber – 1min33s029
Marcus Ericsson (SUE) Sauber – 1min33s399

Fonte: noticias ao minuto