Como funciona o draft da NBA? Entenda o processo e veja destaques históricos
O draft da NBA é um evento especial e decisivo tanto para os jovens jogadores, como para as equipes. É um momento onde as estratégias são colocadas em jogo e, com isso, muitas franquias acabam trilhando ou não um bom futuro.
Com a expectativa em torno dos novos talentos que ingressam na liga, o draft da NBA movimenta os mercados da Superbet, ampliando o interesse por apostas nesse momento decisivo do basquete. Jogue com responsabilidade.
Portanto, o draft é onde atletas realizam o sonho de ingressar na principal liga de basquete do mundo. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de equilibrar a NBA, já que, em tese, os mais fracos na atualidade contam com as melhores escolhas.
Draft da NBA: como funciona na prática
O draft da NBA é um evento anual realizado entre o fim de uma temporada e o início da próxima, antes em uma única noite, mas desde as últimas edições passaram a contar com dois dias, um para cada rodada.
Ele representa um dos principais mecanismos de renovação e equilíbrio da liga, permitindo que as franquias escolham novos talentos para compor seus elencos de acordo com uma ordem de escolha.
São duas rodadas e, em tese, cada equipe tem direito a uma escolha em cada uma delas. Para definir a ordem, é realizado um sorteio, porém, quanto pior for o desempenho de uma franquia, maiores as suas chances de uma pick alta, uma forma de equilibrar a liga.
Em contrapartida, as equipes podem negociar as suas escolhas presentes e também futuras. Com isso, algumas franquias podem acumular um número elevado de escolhas no evento, ou até mesmo ficar sem nenhuma em um determinado draft.
Para ser elegível, o jogador deve ter no mínimo 19 anos no ano do evento. Dessa forma, a maioria dos atletas que se inscrevem são do basquete universitário, mas também existe grande participação internacional, até com jogadores já ativos em ligas profissionais.
Todos os atletas selecionados na primeira rodada têm contrato garantido de no mínimo duas temporadas. Já os de segunda rodada podem acabar dispensados posteriormente.
Os principais drafts da história da NBA
Ao longo da história da NBA já foram diversos drafts considerados lendários por promover uma classe que comprovou em quadra as expectativas. Inclusive, alguns surgem como os principais no debate sobre o melhor.
O primeiro foi o de 1984, considerado um dos mais talentosos de todos os tempos, com Hakeem Olajuwon na primeira escolha, do Houston Rockets. Porém, ele contou com o GOAT da modalidade, Michael Jordan, na pick 3 do Chicago Bulls. Charles Barkley (5º) e John Stockton (16º) foram outras estrelas.
Outra classe de draft de peso foi em 2003, que contou com LeBron James como o pick 1, selecionado pelo Cleveland Cavaliers. Carmelo Anthony, terceira escolha do Denver Nuggets; Chris Bosh, quarta seleção do Toronto Raptors e Dwyane Wade, opção do Miami Heat na pick 5, foram outras estrelas.
E quando falamos em classes históricas de draft não podemos esquecer 1996. Ela contou com Allen Iverson, escolha número 1 no Philadelphia 76ers. Além disso, teve Ray Allen (5º), Kobe Bryant (13º) e Steve Nash (15º).