Campinense

Com baixo orçamento, Campinense adota cautela na montagem do elenco para 2018

Gerente de futebol do Campinense, Marquinhos Marabá admite que o clube precisa ter muito cuidado para ser bem preciso nas contratações, já que vai investir menos do que em 2017

Sem disputar partidas oficiais desde julho, quando foi eliminado do Campeonato Brasileiro da Série D, o Campinense volta seus pensamentos para 2018, quando tem pela frente o desafio de restabelecer o bom futebol, que deixou a desejar na atual temporada. De acordo com o gerente de futebol rubro-negro, Marquinhos Marabá, há pelo menos dois meses a diretoria vem trabalhando 24 horas por dia na montagem do elenco para o próximo ano, com o objetivo de conquistar o Campeonato Paraibano e o acesso para a Série C, após seis anos.

A diretoria é ciente de que 2017 não foi um bom ano para a Raposa e vem tirando da experiência negativa uma lição para a construção do próximo elenco rubro-negro. Além do retrospecto negativo neste ano, o fato de o orçamento para 2018 ser inferior ao desta temporada também vem fazendo com que as contratações sejam bem pensadas e pontuais. Segundo Marabá, com tantos fatores importantes a serem levados em consideração neste momento, a diretoria vem buscando jogadores acostumados com cobranças.

– Nós estamos tendo bastante cuidado em relação à montagem do elenco, buscando jogadores comprometidos com os objetivos que o clube almeja para 2018, que é o título do Campeonato Paraibano e o acesso à Série C. Nós temos consciência do ano difícil que tivemos. Estamos procurando trabalhar com cautela. Teremos um orçamento menor do que o deste ano, então vamos procurar acertar o máximo possível, com jogadores guerreiros, compromissados com o clube e acostumados a atuar na região Nordeste. A ideia é termos entre 25 e 30 jogadores no elenco, até porque teremos apenas duas competições – explicou.
Do elenco que foi alvo de muitas cobranças por parte da torcida nesta temporada, Marabá revelou que a diretoria pretende ficar alguns jogadores. Os nomes ainda não foram revelados, mas, de acordo com a assessoria do Campinense, o clube em breve vai anunciar quais são os remanescentes. O volante Negretti foi o único atleta já confirmado pelo presidente William Simões, durante a coletiva que apresentou o treinador Celso Teixeira. Negretti tem contrato até o final deste ano, e a tendência é que ele renove para a próxima temporada.

– Quanto à permanência de alguns atletas que terminaram a temporada 2017 com a gente, vão permanecer entre seis e sete atletas, que devem se juntar aos novos contratados e serão apresentados no início da pré-temporada – disse.

Existia muita expectativa para que o zagueiro Joécio, que estava na Raposa desde 2015, permanecesse na equipe por mais uma temporada, mas o jogador já tem um novo clube para a próxima temporada. Joécio foi contratado em setembro pelo Sampaio Corrêa, hoje comandando pelo treinador Francisco Diá, que trabalhou no Campinense nas temporadas 2015 e 2016.

Ainda sem saber quando começa o Campeonato Paraibano – isso deve ser definido no próximo dia 16, com uma reunião do arbitral na sede da Federação Paraibana de Futebol (FPF) -, a expectativa da diretoria do Campinense é que pré-temporada da equipe tenha início no dia 27 ou 28 de novembro.

Em 2017, o Campinense não conseguiu ter o mesmo êxito que vinha apresentando há duas edições do estadual: foi eliminado nas semifinais e ficou sem a vaga para participar da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil em 2018. Na próxima temporada, a Raposa tem pela frente apenas o Campeonato Paraibano, com início previsto para janeiro, e o Campeonato Brasileiro da Série D, que vai começar um pouco antes do habitual, no dia 22 de abril e segue durante a disputa da Copa do Mundo.

Fonte: Globo Esporte PB