Eleição neste domingo

CBF: Entenda como será nova eleição que confirmará candidato único boicotado por maioria dos clubes

CBF: Entenda como será nova eleição que confirmará candidato único boicotado por maioria dos clubes

Quarenta clubes das Séries A e B e 27 federações confirmam hoje, sem unanimidade, Samir Xaud como novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, em pleito realizado a partir das 10h30, na sede da entidade, no Rio, e determinado depois de uma decisão da Justiça do Rio de afastar Ednaldo Rodrigues da presidência.

Além de 25 federações, 10 clubes apoiam Samir Xaud, o que inviabilizou a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, da Federação de São Paulo, sem apoio de federações suficientes. O apoio maciço supera significativamente a cláusula de barreira, que exige respaldo de no mínimo 8 federações e 5 clubes para validar uma candidatura.

Neste sábado, a Assembleia Geral Extraordinária da CBF considerou nulas as eleições do ex-presidente Ednaldo Rodrigues e de oito vice-presidentes e a do conselho fiscal para os quadriênios 2022/2026 e 2026/2030. O exercício dos novos mandatos será de 2025 a 2029. O processo de votação será em duas etapas. A 1ª definirá presidente e vice-presidentes. A 2ª elegerá os integrantes do Conselho Fiscal. Mesmo com candidatura única, os eleitores terão a opção de voto nulo. Serão 21 fora do processo eleitoral, que já declaram abstenção nos votos em forma de protesto. As equipes levarão demandas ao presidente Samir Xaud para mudar o modelo de eleição na CBF.

Atualmente, as federações tem peso 3 em seus votos, o que faz com que, caso todas estejam unidas com um mesmo candidato, nem todos os clubes de Séries A e B, que tem peso 2, conseguem mudar os caminhos do pleito. A sugestão do bloco é que as eleições na CBF tenham voto unitário das federações e clubes das Séries A e B. Ou que federações e clubes da elite tenham peso 2 e a Série B peso 1 . Os clubes também querem a obrigatoriedade da participação dos clubes em todas as assembleis gerais da CBF e representantes entre os oito vice-presidentes eleitos.

Após a eleição, o alagoano Gustavo Feijó, de 56 anos, deve ser anunciado diretor de seleções da CBF, segundo informou o jornalista Gilmar Ferreira. Feijó foi um dos oito vices em duas gestões: na de Marco Polo Del Nero, entre 2015 e 2018, e na de Rogério Caboclo, entre 2019 e 2022. Ele já exerceu a função não remunerada que em 2021, nomeado pelo então interino Ednaldo Rodrigues. Outros nomes da diretoria da entidade devem ficar conhecidos, entre eles um CEO.

A Assembleia Geral Extraordinária deste sábado acatou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio, que no dia 15 de maio de 2025 afastou Ednaldo Rodrigues. Além disso, validou a legitimidade e legalidade da convocação das eleições pelo interventor Fernando Sarney. E informou a FIFA e a CONMEBOL sobre a realização do pleito, convocando as duas entidades a observar todos os passos do processo eleitoral, por meio do envio de observadores. Fifa e Conmebol confirmaram a participação de representantes. A Assembleia foi acompanhada por toda a Diretoria da CBF e teve a participação de 26 das 27 federações estaduais. A única ausência foi a Federação Paulista de Futebol, que não enviou representante.

Samir Xaud tem 41 anos e, caso seja confirmado na CBF, precisará renunciar à presidência da FRF (Federação de Roraima de Futebol), cargo para o qual foi eleito com mandato previsto para começar em 2027. A legislação brasileira proíbe o acúmulo das duas funções.

Qual a posição de cada clube na eleição

  • Dez clubes apoiam Samir Xaud: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
  • Um está neutro: Athletic (MG).
  • Nove apoiaram Reinaldo Carneiro Bastos, da federação de São Paulo, que não conseguiu montar a chapa. Em seguida, se abstiveram. São eles: Atlético-MG, Avaí, Bahia, Bragantino, Ceará, Ferroviária, Vila Nova e Vitória.
  • Vinte não votarão em protesto: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.

A chapa única inscrita:

Nome da chapa única: Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização

Candidato a presidente: Samir Xaud

Candidatos a vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flavio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.

Candidatos a membros efetivos do Conselho Fiscal: Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa.

Candidatos a membros suplentes do Conselho Fiscal: Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa.

Fonte: Extra