Torcida nos estádios

CBF diz que irá recorrer de decisão do STJD de liberar público em partidas do Flamengo - LEIA NOTA

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirmou que irá recorrer da decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que aceitou pedido do Flamengo de poder colocar público em suas partidas como mandante no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Tanto a decisão como a declaração da CBF foram proferidas nesta quarta-feira (4).

Através de nota oficial, a CBF diz que a medida contraria uma decisão tomada pelos clubes em março deste ano. A CBF defende um “equilíbrio técnico da competição” e “segurança dos torcedores” como fatores para recorrer da decisão.

Leia a nota na íntegra:

A respeito da liberação de público autorizada, em caráter liminar, pelo STJD do Futebol nas partidas de mando do Clube de Regatas do Flamengo no Campeonato Brasileiro da Série A 2021, a CBF esclarece que:

1. O pedido do C.R. Flamengo e a decisão proferida contrariam deliberação tomada pelos Clubes em reunião do Conselho Técnico da Série A, ocorrida em 24 de março de 2021 que, dentre outras questões, vedou a presença de público nos estádios até nova apreciação do assunto pelos Clubes. Tal vedação é objeto de Diretriz Técnica que integra expressamente o Regulamento Especifico da Competição.

2. Resolveram os Clubes, também, que nova apreciação da matéria somente ocorreria com a melhora dos índices epidemiológicos nas cidades-sede dos clubes participantes e desde que aprovado pelas autoridades sanitárias locais, em quantidade que garantisse a manutenção do equilíbrio técnico da competição.

3. Desde a temporada 2020, a Comissão Médica Especial da CBF implementou e vem aperfeiçoando continuamente seu protocolo sanitário para garantir a segurança de todos os envolvidos nas partidas de futebol.

4. A partir da melhora dos índices da pandemia e da liberação de várias atividades nos municípios, referida Comissão desenvolveu protocolo específico para o retorno do público aos estádios, com projeto piloto a ser implantado a partir das quartas de final da Copa do Brasil, conforme amplamente divulgado pela imprensa, sempre zelando e priorizando a proteção à saúde da população. Qualquer partida realizada com público em desconformidade com tal planejamento inspira grande preocupação.

5. A CBF apresentará os esclarecimentos necessários ao STJD do Futebol e confia que o Pleno do Tribunal garantirá a manutenção do equilíbrio técnico da competição e a segurança dos torcedores.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba