Retrospectiva

ANO DE INCERTEZAS NO ESPORTE: confira os principais acontecimentos do Futebol Brasileiro em 2021

 

O ano de 2021 foi um ano atípico em tudo, não foi diferente no futebol, a temporada que normalmente começava em Janeiro, só teve o início das atividades no mês de Abril, em virtude do término tardio das competições do ano de 2020, por causa da pandemia da covid-19, por exemplo, o campeão brasileiro de 2020, Flamengo só conquistou o título em fevereiro de 2021.

2021 começou cheio de incertezas no futebol, como seria o decorrer da temporada?, com o número alto de mortes e casos de covid no Brasil, principalmente em Abril e Maio, quando iria ocorrer a volta do público nos estádios?, os times grandes que estavam na série B subiriam?, a hegemonia do Flamengo continuaria?, a seleção brasileira iria se classificar para a Copa do Mundo do Catar já em 2021?.

Iremos dissecar todas essas questões nessa retrospectiva, que vai elencar tudo que foi relevante no nosso futebol em 2021.

Palmeiras Bicampeão da Libertadores: O Palmeiras foi campeão da Libertadores de 2020, ao ganhar uma final emocionante contra o Santos no Maracanã, no primeiro jogo com público no país desde o começo da pandemia, no dia 30 de Janeiro desse ano. Apenas uma semana após a conquista, o alviverde foi ao Catar para disputar o Mundial, mas o sonho terminou logo na semifinal com a derrota contra o Tigres do México. A temporada de 2021, foi de altos e baixos para o Palmeiras, o time foi eliminado cedo na Copa do Brasil para o CRB de Alagoas, perdeu em casa o título da Recopa Sul-Americana contra o Defensa y Justicia da Argentina, e perdeu o título da Recopa Nacional contra o Flamengo nos pênaltis.

O trabalho do português Abel Ferreira foi muito contestado, a torcida e parte da imprensa exigiam a saída do técnico, mas o lusitano tinha um objetivo traçado, ser bicampeão da libertadores, após jogos difíceis com o São Paulo e contra o todo poderoso Atlético Mineiro na semifinal, o alviverde chegou na final cercado de desconfiança e apontado como zebra, contra um Flamengo que tinha se tornado um carrasco do time nos últimos anos. O jogão em Montevidéu no dia 27 de Novembro, mostrou um Palmeiras pronto e que soube atacar os pontos fracos do rubro-negro carioca, 2 x 1 na prorrogação e nome fincado na rica história palmeirense, para os comandados de Abel Ferreira.

 

O ano mágico do Atlético-MG: 2021 começou com mudanças estruturais em todas as esferas do clube mineiro. 4 grandes empresários tomaram conta das finanças, e começaram a contratar grandes jogadores, para formar um super time, visando acabar com a fila de 50 anos do Atlético no Campeonato Brasileiro. Chegaram Nacho Fernandez vindo do poderoso River Plate, Guilherme Arana do Sevilla, Zaracho do Racing da Argentina, Diego Costa do Atlético de Madrid e para fechar o paraibano Hulk, que estava a alguns anos na China.

Para comandar essas estrelas, a diretoria trouxe um ídolo da torcida, o técnico Campeão da Libertadores em 2013, Cuca, e a temporada não poderia ter sido mais perfeita, o galo mineiro conquistou um triplete histórico, o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o tão sonhado Campeonato Brasileiro, todos com a contribuição primordial de Hulk o melhor jogador do Brasil no ano.

Os altos e baixos da Seleção Brasileira: 2021 foi um ano estranho para a seleção canarinho. o time de Tite, se classificou para a Copa do Mundo com várias rodadas de antecedência e ainda melhor de forma invicta, mas mesmo com todas essas qualificações, a torcida tem grandes ressalvas e não acredita que a seleção tenha chance de conquistar a Copa no Catar em 2022.

A Copa América adiada em 2020, foi disputada após muita polêmica no nosso país com interferência clara do Presidente Bolsonaro, muito criticado por querer realizar a competição quando o país atravessava o pico de casos e mortes no mês de Junho, o Presidente foi até a CONMEBOL e trouxe a competição que estava marcada na Colômbia e na Argentina, que desistiram de sediar por não concordarem com a realização no período pandêmico. Para piorar a situação, o Brasil ainda conseguiu perdeu a final para os maiores rivais, a Argentina, no Maracanã, acabando com um jejum de títulos dos nossos hermanos que já durava 28 anos.

A temporada decepcionante do Flamengo: Vindo de dois anos mágicos, com título de Libertadores e Bicampeonato Brasileiro, o rubro-negro carioca começou o ano com tudo, Campeão da Supercopa Nacional e Tricampeão Carioca, mas após um início ruim no Brasileiro e uma queda perceptível no rendimento, o treinador Rogério Ceni foi demitido, para o seu lugar foi contratado Renato Gaúcho, ídolo da torcida nos tempos de jogador e que vinha de um trabalho longevo e vitorioso no Grêmio.

O começo de Renato no Flamengo, foi o melhor de um técnico na história centenária do clube, várias vitórias seguidas, com goleadas convincentes e um bom futebol que não era visto desde a saída de Jorge Jesus, mas o alto número de lesões e várias decisões equivocadas do treinador, atrapalharam o ambiente no Flamengo durante os dois meses de preparação para a final da Libertadores contra o Palmeiras, com o Brasileirão escapando e indo parar nas mãos do Atlético, todas as atenções se voltaram para Montevidéu, mas o que se viu foi um time mal treinado e que não soube acompanhar o ritmo do alviverde paulista. Derrota, demissão de Renato e um final de ano atípico para o torcedor que estava acostumado com títulos importantes.

Rebaixamento do Grêmio: O Grêmio, continuava a ser uma força relevante no futebol nacional, semifinalista da Copa Libertadores em 2020, o time ia para a sexta temporada com o técnico Renato Gaúcho, um marco sem precedentes em um ambiente rico em demissões como é o futebol. Mas a eliminação do time na pré-Libertadores contra o Independiente del Valle do Equador, junto a rusgas com a nova diretoria causaram a demissão de Renato, a partir desse ponto, o ano do Grêmio foi uma decepção sem fim.

O terceiro elenco mais caro do país, o quinto time mais rico em termos de receita, nomes famosos como Geromel, Borja, Rafinha, Kanemman, nada disso foi suficiente para um dos rebaixamentos mais improváveis da história do Brasileirão. Quatro técnicos no ano, além de Renato, passaram Tiago Nunes, Felipão e por último Vágner Mancini, todos nomes conhecidos e respeitados no meio, mas mesmo com tudo parecendo ser a favor do Grêmio, o mau desempenho em campo e a irregularidade, causaram a terceira queda para o gigante gaúcho.

Mais um ano na Série B para Vasco e Cruzeiro: O ano de 2021, foi intitulado o ano da Super Série B, por conter gigantes como Cruzeiro, Vasco e Botafogo, dos três apenas o Botafogo subiu, Vasco e Cruzeiro tiveram praticamente o mesmo roteiro, times fracos para a segunda divisão, dívidas astronômicas, atrasos de salário e várias trocas de técnico durante a temporada.

A Série B do Cruzeiro conseguiu ser pior que a de Vasco, flertando muitas vezes com o rebaixamento, o clube mineiro conseguiu um feito que nenhum time grande gostaria de ter, terceiro ano seguido na segunda divisão, mesmo com a recente compra das ações do clube por Ronaldo, as perspectivas não são boas e tudo indica um outro ano complicado para o torcedor cruzeirense. O Vasco tem melhores chances de trazer alegria para o seu torcedor, a diretoria promete pagar as principais dívidas e deve formar um elenco competitivo para 2022.

Os Outros Campeões Nacionais: Temos que mencionar os campeões das três outras séries do nosso futebol, o Botafogo conseguiu se reerguer das cinzas e com um segundo turno impecável, foi o Campeão da Série B. O Ituano de São Paulo, foi o carrasco do Botafogo-PB, no jogo que poderia ter dado o acesso aos paraibanos e ao derrotar a Tombense se sagrou Bicampeão da Série C.

O Aparecidense de Goiás, derrotou o Campinense em dois jogos muito disputados, e se tornou Campeão da Série D, após mais de uma década disputando o torneio, sempre batendo na trave.

A volta do público nos Estádios: O ano de 2020, só escancarou a crise financeira dos nossos times, e uma das melhores formas para conseguir receita sempre foi, o dinheiro advindo da venda de ingressos. Com a temporada de 2021 se aproximando, a pressão dos clubes de Série A a D, pela volta do público nos estádios era grande sobre a CBF, algumas tentativas foram feitas como forma de teste, as finais da Libertadores e da Copa América no Maracanã, em Janeiro e em Julho respectivamente, não deram muito certo, por causar aglomerações e venda de comprovantes falsos de vacinação.

A partir do mês de Agosto, o poder estadual que era o principal rival dos clubes nessa briga, começou a ceder ao apelo dos times, com o aumento da vacinação. O Distrito Federal foi o primeiro estado a liberar público nos estádios, com capacidade reduzida, comprovantes de vacinação e distanciamento social. Com os números da pandemia melhorando no Brasil, os outros estados um a um, começaram a conceder a demanda da volta do torcedor aos estádios. A Paraíba liberou os torcedores em Setembro, tanto em João Pessoa, como em Campina Grande, a tendência para 2022, são estádios com capacidade completa recebendo jogos no país inteiro.

Athletico Paranaense Bicampeão da Copa Sul-Americana: O Athletico Paranaense com sua gestão eficiente, continua fincando a sua presença entre os grandes times do nosso futebol, o rubro-negro foi Campeão da Copa Sul-Americana em 2018, e continuou a fazer boas campanhas com um elenco coeso, mas que não tem muitas estrelas.

O time do goleiro paraibano Santos, se sagrou Campeão da Copa do Brasil em 2019,no melhor ano da sua história, o clube conseguiu chegar a duas finais importantíssimas em 2021, a Copa do Brasil, conseguindo eliminar o todo poderoso Flamengo na semifinal e a Sul Americana, contra o também brasileiro Red Bull Bragantino, o furacão não conseguiu superar o Atlético Mineiro na final da Competição Nacional, mas conseguiu uma vitória convincente contra o ótimo time do Bragantino na final em Montevidéu, se tornando bicampeão da segunda competição mais importante do continente.

Acusação de Assédio e Mudança da Presidência na CBF: Em Junho, uma bomba abalou as estruturas do futebol brasileiro, o Presidente da CBF, Rogério Caboclo sofreu uma denúncia de assédio sexual e moral de uma ex-funcionária da entidade, o mandatário que estava no cargo desde 2018, foi prontamente suspenso da presidência.

Mais dois funcionários fizeram denúncias parecidas contra Caboclo, um dos relatos de uma funcionária, diz que o Presidente a ofereceu um biscoito de cachorro, chamando-a de “cadela”. Após tentar voltar ao cargo através da ajuda de Presidentes das Federações Estaduais, ele foi suspenso até março de 2023 quando seria o final do seu mandato, um dos seus vices Ednaldo Rodrigues assumiu o cargo no seu lugar. Esse escândalo é mais um golpe na imagem já arranhada da entidade que é assolada por denúncias de corrupção desde os anos 80.

 

2021 foi um ano muito agitado no esporte mais famoso do nosso país. um ano de perdas, conquistas, reconstruções e muita polêmica, 2022 vai ser um ano importantíssimo, com uma Copa do Mundo no Catar em Novembro no horizonte, esperamos para essa próxima temporada, um ano mais estruturado no futebol, principalmente com o controle da pandemia, para que o torcedor possa voltar a torcer para o seu time nos estádios como fazia antes de Março de 2020, com mais tranquilidade e segurança.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba