VÍDEO - avalanche de lama destrói tudo por onde passa em Mariana

Um vídeo postado em uma rede social, com quase 150 mil compartilhamentos, mostra a força das tsunami de lama em Minas Gerais.

Entenda o caso:

Duas barragens da mineradora Samarco se romperam na cidade de Mariana (MG), na última quinta-feira (5). Nessas barragens havia lama, rejeitos sólidos e água. Esses detritos são resultado da mineração na região.

Pelo menos 128 residências foram atingidas pela onda de lama e dejetos. Oficialmente, o número de mortos é de seis pessoas e o de desaparecidos, 22 –11 funcionários da mineradora Samarco e 11 moradores dos distritos de Bento Rodrigues e Camargos. Os detritos das barragens tomou conta do rio Gualaxo e chegaram ao município de Barra Longa, a 60 km de Mariana e a 215 km de Belo Horizonte. Seis localidades de Mariana, além de Bento Rodrigues, foram atingidas. Segundo especialistas, a lama que desce pelo rio Doce atingirá, no total, uma área de cerca de 10 mil quilômetros quadrados no litoral capixaba – área equivalente a mais de seis vezes o tamanho da cidade de São Paulo. Os prejuízos são calculados em mais de R$ 100 milhões, segundo o prefeito de Mariana, Duarte Júnior.

O Ministério Público de Minas Gerais abriu um inquérito, conduzido por cinco promotores, para apurar as causas e responsabilidades. A Samarco disse ter registrado dois pequenos tremores na área duas horas antes do rompimento, por volta das 16h20 de quinta-feira. Não se sabe o que teria causado estes tremores – se seriam abalos sísmicos ou a força do próprio rompimento. O Ibama vai multar a Samarco em R$ 100 milhões.

Na página pessoal de Antônio Ferneiro, o vídeo ilustra a indignação com a imprensa que segundo ele não mostra devidamente a destruição e caos em um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil.

Fonte: Polêmica Paraíba / Portal me explica