Resistência Cultural

VEJA VÍDEO: 'Mais do que embelezar, a arte serve para resistir em tempos de crise', afirma Rodrigues Lima

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta quarta-feira(12) o artista plástico, Rodrigues Lima e a curadora da Galeria de Arte Gamela, Roseli Garcia.

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou no programa Master News desta quarta-feira(12) o artista plástico, Rodrigues Lima e a curadora da Galeria de Arte Gamela, Roseli Garcia. Durante  entrevista eles discutiram o papel do artista na sociedade para o fortalecimento do discurso político como um papel questionador em meio a sistemas pré-estabelecidos, Rodrigues também falou sobre a sua nova exposição que estreará na cidade de João Pessoa na próxima sexta-feira(14).

Para Rodrigues o artista ele deve debater todos os temas presentes na sociedade e a política na realidade seria uma destas facetas sociais que não poderiam ficar de fora do discurso artístico. Falando mais intimamente sobre os fatos políticos recentes que teriam motivado sua obra durante a composição do material para esta exposição ele afirmou que inspirou-se no momento que a sociedade brasileira vive como um todo que ele define como: uma sinfonia de uma nota só.

Sobre a estética do seu material ele afirmou que esta exposição tem um papel central em sua obra por caracterizar uma fase de sua carreira em que ele vem buscando renovar a estética apresentada em seus trabalhos, mas mantendo o olhar construído ao longo de toda a sua vida que tem suas origens durante sua infância no sertão paraibano em que ele pode observar elementos que se mantém presentes inclusive neste momento de renovação artística.

Em seguida Roseli Garcia falou sobre o processo da escolha do artista que irá expor suas obras na galeria e também como se deu a escolha de Rodrigues propriamente. Segundo a curadora o processo da escolha do artista foi anterior a realização desta exposição atual em que houve um processo de encantamento entre o artista e a equipe da galeria na medida que todos iam conhecendo-se e ela ia percebendo ainda mais as características do trabalho deste artista.

Ela também comentou a relação entre os artistas e a sociedade que ocorrem em momentos de crise como o que o Brasil vive atualmente, pois segundo Roseli os artistas nunca param de produzir independente do momento político vivido em seus países e que durantes a crise na realidade a arte teria um papel de resistência em meio as dificuldades sociais que ferem a população. Assista a entrevista completa abaixo:

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/257938775057507/

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba