quebre tabus

Sexo na melhor idade: Conheça benefícios e dicas para sentir mais prazer na relação

Sexo não é coisa só de gente jovem. Enquanto pessoas mais novas estão entendendo o que elas são atraídas e o que elas gostam no sexo e no relacionamento, pessoas maduras estão explorando o seu ápice sexual.

Sexo não é coisa só de gente jovem. Enquanto pessoas mais novas estão entendendo o que elas são atraídas e o que elas gostam no sexo e no relacionamento, pessoas maduras estão explorando o seu ápice sexual – e aproveitando, mesmo que o envelhecimento traga algumas mudanças nos corpos e na  mente.

“Muitas pessoas que envelhecem com saúde têm uma rotina sexual melhor do que muitos jovens com a saúde desregrada”. A afirmação é de Carmita Abdo, psicóloga e sexóloga, coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Carmita Abdo ressalta que, se por um lado o repertório sexual muda, devido à menor mobilidade física para posições ousadas, a transa ganha em qualidade por envolvimento, cumplicidade e intimidade.

E são inúmeros os benefícios da prática sexual também na melhor idade, e assim como nos mais jovens as pessoas mais maduras também podem ter falta de libido, abaixo confira dicas para aumentar o apetite sexual, os beneficios do sexo e também uma dica.

Benefícios

O sexo faz muito bem em qualquer idade, são muitos os benefícios da atividade sexual na terceira idade, entre eles estão a autoestima, o bom humor e mais qualidade à saúde física e mental dos idosos que, com maior expectativa de vida, mesmo com as mudanças naturais do corpo através do tempo, podem continuar ativos, inclusive com o auxílio de alguns recursos que podem auxiliar na manutenção da atividade sexual.

Libido

A atitude de assumir o desejo na terceira idade ainda é cercada de tabus e preconceitos, como se os idosos estivessem que viver reclusos do prazer sexual e à concepção de que nesta etapa da vida, a libido desaparece e o sexo passa a não ser mais considerado como uma possibilidade. A terceira idade é favorecida por alguns recursos que podem estimular o prazer e auxiliar na libido. A reposição hormonal, a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável, por exemplo, são fatores que influenciam na manutenção da atividade sexual da pessoa idosa.

Prevenção

Da mesma forma que acontece com os jovens, o uso de preservativos também deve ser uma prática entre os idosos, uma vez que entre eles o índice de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) tende a aumentar. O incentivo para uma relação sexual segura deve ser tão natural quanto à sua prática. Vivenciar o prazer de forma mais segura é um direito de todos, em qualquer idade.

Nós preparamos algumas dicas para você, que está na maturidade mas não pensa em se “aposentar” da vida sexual nem tão cedo. Confira abaixo:

– O sexo na terceira idade pode ser pleno de prazer. Contudo é preciso aceitar as mudanças físicas e ter criatividade a respeito delas. Esqueça o desempenho do jovem e busque novas formas de contato íntimo e de satisfação sexual.

– Tire o foco da penetração e aprenda a estimular e receber estímulo em outras áreas do corpo. É preciso ampliar o contato com o corpo todo, pois nesta fase a excitação, a ereção e a lubrificação demoram mais para acontecer.

– Experimente acessórios e produtos eróticos. Uma camisinha diferente, lubrificantes com sabor e aroma e brinquedos sexuais. É uma fase para explorar a criatividade, estimulando o prazer físico e a excitação psicológica também.

– Abra a possibilidade de conversar sobre sexo com seu parceiro ou parceira. Sentir-se confortável é fundamental e nada melhor do que trazer o assunto à tona. Fale de suas dificuldades e também de suas preferências. Busquem juntos soluções para as dificuldades!

– Faça visitas regulares ao urologista e ginecologista. Estes especialistas podem indicar os melhores tratamentos e alternativas para algumas dificuldades.

– Procure um psicólogo especialista em sexualidade. Este profissional vai ajudar o casal a enfrentar e superar medos e tabus referentes ao envelhecimento, a melhorar o relacionamento e a encontrar novas formas prazerosas de fazer sexo.

Então deixe o tabu de lado e tenha certeza de uma coisa: Desejo na terceira idade existe e precisa ser encarado de forma natural.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba