João Pessoa - Com público estimado em 400 mil pessoas, a Prefeitura de João Pessoa divulgou, neste domingo (3), orientações para moradores e turistas que vão assistir ao show de Roberto Carlos. A apresentação acontece nesta terça-feira (5), em celebração aos 440 anos de fundação da cidade e ao dia de Nossa Senhora das Neves, padroeira da capital paraibana.
Para garantir segurança e conforto durante o evento, os participantes devem seguir as recomendações ao enfrentar a grande multidão esperada nas areias das praias de Tambaú e Cabo Branco.
Crianças
Uma das principais recomendações é voltada para os pais que irão levar crianças. É importante que os responsáveis coloquem pulseiras de identificação nas crianças, com nome e contato dos responsáveis, para facilitar o reencontro em caso de desencontro.
Alimentação
Quem optar por levar comida ou bebida deve evitar recipientes de vidro, que são perfurocortantes, e estão proibidos. É importante dar preferência a garrafas plásticas e talheres descartáveis, tanto pela segurança quanto pela praticidade. Isso evita acidentes e colabora com a limpeza do espaço. “Lembrem-se sempre de beber água e, se sentir fome, os ambulantes participaram de um curso de higienização de alimentos e estão preparados para atender bem a população”, garantiu o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Vitor Freire.
Limpeza urbana
O projeto Recicla João Pessoa vai executar a separação de resíduos entre secos e úmidos no dia do show de Roberto Carlos, no Busto de Tamandaré. São aproximadamente 70 agentes neste trabalho de coletar latinhas e garrafas de plástico, entre outros materiais recicláveis.
Além da coleta seletiva durante o evento, serão instalados seis pontos de entrega voluntária (PEV) de recicláveis ao longo do espaço festivo, promovendo o engajamento do público e a educação ambiental.
Mobilidade urbana
Devido ao grande fluxo de pessoas esperado para o show de Roberto Carlos, que acontece no Busto de Tamandaré, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) montou uma operação especial de transporte para facilitar a ida e o retorno do público ao evento.
A Prefeitura de João Pessoa reforça a importância do uso do transporte coletivo, além de táxis e transporte por aplicativo, como alternativas seguras, econômicas e sustentáveis.
Segurança reforçada
O esquema de segurança contará com o trabalho integrado da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Polícia Científica. Estão mobilizados cerca de 400 policiais, além de 100 agentes da Guarda Civil, drones de videomonitoramento, viaturas, motos e um ônibus. Câmeras de reconhecimento facial serão utilizadas em pontos estratégicos. Também haverá delegacia móvel, equipes de flagrante e patrulhamento especializado.
Assistência em Saúde
Para garantir o atendimento em casos de emergência, 29 profissionais do Samu-JP estarão atuando no local, com suporte de 2 ambulâncias de Suporte Avançado (USA), 2 de Suporte Básico (USB), 4 motolâncias, 1 Veículo de Intervenção Rápida (VIR) e pontos estratégicos de atendimento na Avenida Cabo Branco e no Busto de Tamandaré.