Um dos grandes grupos de mídia na história da Paraíba e do Brasil, foram os Diários Associados. Comandado por Assis Chateaubriand, os Diários assumiram o controle do Jornal O Norte em 1954.
Fundado pelos irmãos Oscar e Orris Eugènio Soares em 1908, o Jornal teve várias fases e mudanças até a compra pelos Associados em 1954. 33 anos depois, em 1987, o grupo inovou ao se tornar a terceira televisão do estado, fundada pelo jornalista Marconi Góes de Albuquerque.
Após muito sucesso, problemas financeiros acabaram minando o grupo O Norte, que encerrou o jornal em 2012 e que vendeu a TV para o grupo Opinião em 2015.
Agora, pouco mais de 10 anos depois do fim do O Norte, três conglomerados com nomes parecidos tentam trazer de volta o legado e a marca que o Norte teve na Paraíba.
E pensando em mostrar um pouco mais sobre a atuação desses grupos, o Polêmica Paraíba traz um panorama dos seus ramos de atuação na mídia paraibana.
Grupo Norte
Essa é a maior coincidência no que diz respeito à conexão com o antigo grupo O Norte. O conglomerado de mídia Norte, vindo do Amazonas, comprou o conglomerado comandado pelo grupo Opinião, que detinha as ações da TV Manaíra e da TV Borborema, em março deste ano.
Enquanto que a TV Borborema manteve seu nome em Campina Grande, a Manaíra mudou seu nome para TV Norte, nome padrão que o grupo utiliza em outros estados, mas que traz toda uma nostalgia, pois além do mesmo nome, está sendo transmitido no mesmo sinal que a TV O Norte, na Capital.
Afiliada da Redetv, o grupo Norte promete trazer mais investimentos para à TV Norte que nos últimos anos acabou ficando para trás na audiência e relevância dentro da mídia paraibana.
Sistema O Norte
Fundado em 2022, pelo jornalista e publicitário Dihêgo Amaranto, o Sistema O Norte é aquele que mais se assemelha com que o Norte foi no passado.
Com um investimento forte em pouco tempo de atuação, o Sistema O Norte, conta com um portal e uma tv online focada no jornalismo e que atualmente emprega nomes famosos da tv paraibana.
Podemos citar comunicadores históricos como Aldo Schuler, Clemilson Souza, Marcelo José e Sales Dantas, que trazem ao Sistema O Norte, uma aura que remete aos tempos gloriosos da TV O Norte.
O Norte Online
O Portal O Norte Online, é o único dos três citados na matéria comandado por alguém que teve relação com o O Norte e os Diários Associados.
O paraibano Marcondes Brito foi diretor superintendente de sete empresas dos Diários Associados na Paraíba e, depois de outro cargo diretivo no Diário de Pernambuco (onde ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo, em 2008), recebeu, em 2009, o convite para ingressar no Grupo Bandeirantes.
Durante quatro anos foi Diretor Executivo de Rede, até assumir, em 2013, o cargo de Diretor de Controle de Emissoras.
Atualmente é diretor da sucursal de São Paulo da RBA (Rede Brasil Amazônia), o maior grupo de comunicação do Norte do País e mantém o site “Futebol ETC” (marcondesbrito.com.br).
Mesmo morando fora do estado, Marcondes decidiu inaugurar no ano passado, o Portal O Norte Online, focado em notícias da Paraíba e em colunas com nomes importantes como o de Pessoa Júnior e Marcos Pires.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba