No propósito de exercitar diversas formações no universo sinfônico, a OSUFPB realiza nesta sexta-feira, 25 de julho, às 20h00, um concerto de câmara, onde tocará apenas um quarteto de cordas. No repertório, Villa-Lobos e Dvořák.
O evento acontece na Sala Radegundis Feitosa e a entrada é gratuita, rigorosamente por ordem de chegada.
A OSUFPB desta vez será representada por um quarteto, que executará as obras: Quarteto de Cordas nº 1 em Mi menor , de Heitor Villa-Lobos e Quarteto de Cordas n.º 12 em Fá maior, Op. 96 (“Americano”) , de Antonín Dvořák.
Na formação do quarteto, teremos Marcelo Vasconcelos (violino), Dayse Firmino (violino), Anna Katarinne Leite (viola), que são integrantes da própria Orquestra, e Nilson Galvão (violoncelo), que é especialmente convidado para este concerto.
Em seu afã de viver experimentações, a OSUFPB promove concertos que vão do erudito ao popular. Neste intento, toca obras de compositores, tanto da cena paraibana quanto da história da música universal, do clássico ao experimental, além de exaltar as expressões musicais que definem as festividades populares, como o carnaval, o São João, o dia das crianças e o natal.
Também busca exercitar as diversas formações possíveis, ainda que sua composição seja majoritariamente de cordas. É comum convidar músicos de outros instrumentos, quando as obras exigem uma formação mais ampla, mas também experimenta outras sonoridades, como é o caso desta sexta, em que apenas quatro instrumentos de cordas entrarão em cena.
Uma coisa é certa, o nível de excelência do concerto será o mesmo, pois se não teremos a sonoridade de uma orquestra inteira, mas ouviremos o resultado da execução de grandes instrumentistas, que honrarão a grandeza do repertório escolhido.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba