Fenotipicamente difícil!

Não entende o que Lumena fala? Ela deu autorização! Entenda os termos usados pela sister no 'BBB 21'

A psicóloga Lumena Aleluia, participante do "BBB 21", vem dando o que falar no reality show da Globo.

A psicóloga Lumena Aleluia, participante do “BBB 21”, vem dando o que falar no reality show da Globo. Com temperamento forte, Lumena está sempre dando “palestras” para os colegas de confinamento sobre racismo, machismo, sexualidade, entre outros assuntos.

Lumena está no paredão desta terça-feira e teve a chance de defender sua permanência no programa ao vivo, na noite de domingo. A psicóloga teve 30 segundos para fazer sua explanação, mas tentou falar tão difícil e com palavras tão bonitas, que o tempo acabou sem que ela conseguisse formular uma defesa.

Fato é que para cada tema, Lumena tem uma “aula”. Só que muitas vezes, por conta dos termos difíceis que costuma usar, as pessoas acabam ficando mais confusas ao invés de absorverem o que a sister tem a dizer.

Lá nos primeiros dias de programa, quando Caio sugeriu que os homens se vestissem de mulher, Lumena o acusou de tocar em “um lugar de violência” para ela. A psicóloga também dispara a torto e a direito expressões como “fenotipicamente”, “lugar de fala”, “desconstrução”, “ressignificação”, “deslegitimação”. É preciso de um dicionário para entender tudo isso!

Fenotipicamente
Durante o jogo da discórdia, Lumena afirmou que o sofrimento de uma mulher “fenotipicamente negra” era minimizado em comparação com o sofrimento de uma mulher fenotipicamente branca, no caso, Carla Diaz.

“Me chamou atenção que a dor de uma mulher fenotipicamente branca acionou um acolhimento, e a dor de uma mulher fenotipicamente negra causou o distanciamento da casa”, afirmou a psicóloga.
A palavra fenotipicamente vem de fenótipo, que quer dizer um conjunto de características do indivíduo. A cor da pele é um fenótipo. Por isso, sim, Lumena é uma mulher fenotipicamente negra.

Desconstrução
No “BBB 21”, quase todos os participantes usam essa palavra. Desconstrução vem de desconstruir, mas no caso da militância isso quer dizer desconstruir um pensamento retrógrado. Rodolffo várias vezes já afirmou que cresceu em um ambiente machista. O sertanejo chegou a afirmar no programa que Rafa Kalimann, sua ex-mulher, o ajudou a mudar esse comportamento. Ou seja, ela o ajudou a se desconstruir.

Deslegitimar
Lumena certa vez afirmou que Carla Diaz “deslegitimou a shippada” de Karol Conká com Arcrebiano. “A deslegitimação dela em relação à shippada entre você e Bil, para mim, isso é muito grave”, disse Lumena para Karol Conká.

Se legitimar é tornar algo válido, deslegitimar é invalidar algo. Ou seja, ao dizer que Carla Diaz deslegitimou a “shippada” entre Karol Conká e Arcrebiano, Lumena disse apenas que Carla não acha que os dois combinem como um casal.

Itinerário
A nova expressão favorita de Lumena ultimamente é “itinerário”. Depois de usar a palavra pela primeira vez em um jogo da discórdia, a psicóloga não parou mais.
“Acho que esse é um jogo de entrega, em todos os sentidos, e infelizmente na minha jornada com ela até aqui, eu não consigo identificar nos meus itinerários com ela, uma entrega sincera, profunda, sobretudo em relação a produzir afeto, jornadas de fato que transcendam a mediocridade”, disse sobre Carla Diaz.

No dicionário, itinerário quer dizer a distância de um lugar ao outro, caminho a se percorrer. Ou seja, Lumena apenas queria dizer que ela e Carla seguem caminhos diferentes.

Jornada
Lumena também ama a palavra jornada. Essa é basicamente uma outra forma de a psicóloga falar nos caminhos a seguir, assim como quando fala em itinerário. Segundo o dicionário, jornada quer dizer “qualquer fato ou conjunto de fatos que diga respeito a uma ou mais pessoas e que se possa perceber ou entender como uma transição para determinado fim”.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: ODIA