Doloroso silêncio

MÚSICA E PANDEMIA: O impacto do coronavírus sobre a música brasileira e no mundo

A classe artística vem perdendo alguns dos seus maiores nomes desde que a pandemia de coronavírus se iniciou. Apesar de algumas das mortes não estarem diretamente relacionadas com a doença causada pelo Sars-Cov-2, mas a população brasileira vem ao longo destes dias registrando com tristeza a partida de ídolos.

A classe artística vem perdendo alguns dos seus maiores nomes desde que a pandemia de coronavírus se iniciou. Apesar de algumas das mortes não estarem diretamente relacionadas com a doença causada pelo Sars-Cov-2, mas a população brasileira vem ao longo destes dias registrando com tristeza a partida de ídolos. A morte destes artistas inclusive virou pauta política quando membros da classe artística passaram a cobrar homenagens da secretária de Cultura, Regina Duarte, em relação aos artistas falecidos e ao apoio que o Governo Federal oferecerá aos vivos.

Por conta da crise gerada pela pandemia, as oito associações que gerem a música no Brasil decidiram adiantarem os valores referentes aos direitos autorais de suas obras. A ajuda visa auxiliar os artistas no momento em que as apresentações não estão acontecendo e terá um orçamento de R$14 milhões.

Além do debate cultural, a relação da classe artística com o coronavírus foi além das formas como a categoria envolvida com o entretenimento poderia fazer para se manter em um período sem apresentações. Muitos artistas passaram a se apresentarem através de transmissões ao vivo para manter o público entretido durante o período de isolamento em que a mente é tão afetada. Grandes serviços da indústria como plataformas de streaming e companhias de ópera disponibilizaram vídeos gratuitamente para os interessados.

O Polêmica Paraíba fez uma lista com alguns dos cantores que lutaram contra o coronavírus ao longo desta pandemia. Alguns dos nomes conseguiram vencer a doença e seguem entre nós engrandecendo o cenário das artes no Brasil e no mundo, outros infelizmente nos deixaram e iremos relembrar suas trajetórias.

O sambista Mumuzinho foi um dos cantores brasileiros que teve de ser internado por causa da covid-19 e comemorou sua recuperação. Quando recebeu alta o cantor inclusive prometeu que realizaria uma live para comemorar a sua cura com os fãs. Outro sambista que teve de ser internado foi o ex-vocalista do exaltasamba, Péricles, mas ao contrário de Mumuzinho, Péricles está apenas com uma infecção urinária.

O cantor de ópera, Plácido Domingo também teve de ser internado no México. Após alguns dias de internação o tenor recebeu alta e falou que conseguiu superar bem a doença com a ajuda da equipe médica que o acompanha constantemente por causa de suas outras doenças. O cantor mexicano Gustavo Nakatani Ávila, mais conhecido como Yoshio, não teve a mesma sorte e acabou falecendo vítima da doença.

Já o cantor de músicas românticas Carlos José faleceu aos 85 anos  vítima do coronavírus. Assim como ele muitos outros músicos da músicca popular brasileira vieram a falecer ao longo desta pandemia, um caso chocante foi o do jovem cantor de funk Mc Dumel que faleceu aos 28 anos de idade na Bahia. Outro grande nome que a música brasileira perdeu neste período foi Ciro Pessoa, o músico que foi o responsável pela formação da banda Titãs estava se tratando de um câncer quando contraiu o coronavírus. Outros grandes nomes responsáveis por sucessos da música brasileira foram o autor Aldir Blanc que também faleceu por causa do coronavírus e o cantor Moraes Moreira que morreu vítima de um infarto.

https://youtu.be/kdVeti2VCWA

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba