Menino de 3 anos morre ao levar choque de decoração de Natal em praça do RS

menino

Um menino de três anos morreu após receber uma descarga elétrica da decoração de Natal de uma praça pública no interior do Rio Grande do Sul. Douglas Alencar Chaussard brincava com outras crianças na praça do bairro Vida Nova, em Tupandi (a 84 km de Porto Alegre), no Vale do Caí, quando levou o choque. Ele foi socorrido, mas não resistiu.

O incidente ocorreu na noite de sexta-feira, enquanto a criança brincava próximo à decoração natalina instalada pela prefeitura. Ao chegar perto de uma estrutura de ferro em formato de pinheiro e adornada com lâmpadas, ele recebeu a descarga.

Segundo o delegado Marcos Eduardo Pepe, que instalou inquérito para apurar o caso, os enfeites de Natal da praça estavam ligados diretamente a um poste. O fio condutor passa pelo chão, energizando o local.

A Prefeitura de Tupandi prometeu abrir uma sindicância para apurar o ocorrido. Na manhã deste sábado, o prefeito da cidade, Hélio Inácio Müller (PP), caracterizou o fato como uma “fatalidade”. “Nós estamos tomando as providências necessárias. Já estamos instaurando uma comissão de inquérito para elucidar o que realmente aconteceu. Nosso município está de luto neste momento”, disse à Rádio Guaíba. O Executivo local possui dúvidas se o responsável pela instalação dos enfeites na praça foi um servidor ou uma empresa privada.

O delegado destacou que o incidente era previsível, já que a instalação parecia ter sido feita de forma precária. A criança apenas se aproximou do local. Não foi necessário mexer em nenhum fio para receber a descarga.

A mãe do menino, Luciana Alencar, 21, e testemunhas já foram ouvidas. Funcionários da prefeitura devem prestar depoimentos nesta segunda-feira (7).