Mais de 170 mil pessoas trocam a folia por encontros religiosos

Encontro_da_Nova_Conciencia

Chegou o tempo da peregrinação para a Serra da Borborema. Na contramão da maioria das cidades que vivem o espírito de carnaval, e caem na folia, Campina Grande se transforma em um centro de convergência para eventos religiosos durante este período,e vira uma espécie de “Meca Nordestina”. A cidade entra em clima de retiro durante o carnaval e mais uma vez, a cidade se transformará em um grande templo ecumênico, realizando diversos encontros religiosos e filosóficos.

Este ano, a “Meca Nordestina” sedia quatro grandes encontros. O maior deles, é o Consciência Cristã, que começa nesta quinta-feira (04), seguido do Crescer, o encontro da família católica campinense, a Nova Consciência e Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep). A expectativa dos organizadores dos encontros é de que cerca 170 mil pessoas participem dos eventos em 2016. Durante os eventos, acontecerá mesas de debates envolvendo várias crenças, shows e palestras que levam as pessoas a passarem momentos de reflexão e orações. Este ano, os encontros acontecem simultâneamente, entre os dias 4 e 9 de fevereiro. Orações, apelos pela cultura de paz e a civilização do amor, transformam Campina numa espécie de “Meca” nordestina. Um dos maiores eventos do gênero é o Consciência Cristã, que este ano completa 18 anos de existência. O evento Organizado pela Visão Nacional Para a Consciência Cristã – VINACC –será aberto nesta quinta-feira (04), no Parque do Povo, e se estenderá até a próxima terça-feira dia 09.
A organização do evento espera mais de 90 mil visitantes nesta edição. Para atender toda a demanda, o sistema de transporte público começa a operar em horário especial. Os ônibus circularão até às 00h30. O 18º Encontro da Consciência Cristã, reúne integrantes de várias igrejas evangélicas. O evento acontece no Parque do Povo, onde uma grande estrutura foi montada para receber cerca de 90 mil pessoas durante os seis dias de evento, conforme expectativa da organização. Em sua 18ª edição, o encontro terá outros 13 eventos paralelos com atividades no Centro Cultural e igreja próximas ao Parque do Povo.

Este ano a grande expectativa para a Consciência Cristã é a participação do preletor Conrad Mbewe, da Zâmbia, no sul da África, considerado um dos maiores pregadores da atualidade pela igreja evangélica. A programação também conta com pregadores de referência nacional como Augusto Nicodemos, Hernandes Dias Lopes e Solano Portela. Devido à participação de estrangeiros, o evento contará com tradutores.

“São mais de 30 palestrantes escolhidos de maneira seletiva por toda a coordenação do evento, para que as pessoas se sintam atraídas a participar da Consciência Cristã, que tem recebido pessoas de todo o Brasil. É um evento que atende todas as idades”, afirmou o pastor Euder Fáber, coordenador da Consciência Cristã.

Crescer – Os católicos também realização diversos encontros religiosos durante o carnaval. O maior deles organizado pela comunidade Pio X, é o Crescer chega a 19ª edição. O evento vai acontecer na casa de shows Spazzio, no bairro do Catolé, nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro e conta com as presenças do Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e do bispo diocesano de Campina Grande, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. O Crescer também tem uma programação de shows musicais religiosos, adorações e pregações com representantes de arquidioceses de outros estados e da comunidade católica Canção Nova. Segundo o organizador do evento Gustavo Lucena, durante os três dias a expectativa é que o Crescer receba mais de 50 mil pessoas. “Estamos tendo uma demanda grande de pessoas interessadas que estão aproveitando para passar o carnaval em Campina Grande. Pensamos em aumentar o evento em mais um dia. Porém, devido o receio com a crise financeira em nosso país, desistimos por precaução”, disse Gustavo Lucena. Um dos momentos mais esperados do Crescer deste ano será a apresentação de relíquias religiosas. São pedaços de ossos de São Louis Martin e Santa Zélie Guérin Martin, que foram pais de Santa Terezinha. Outro momento destacado pela coordenação é o testemunho de um jovem ex-usuário de drogas que acontecerá no último dia do evento. Também foi confirmado um show da banda católica Teto Elétrico.

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) vai viabilizar ônibus especiais com rotas diretas entre o terminal de integração, no Centro da cidade, e o Spazzio. As paróquias da diocese de Campina Grande também vão organizar caravanas para a casa de shows. Miep Os espíritas também terão um lugar especial para fazerem as reflexões durante o carnaval. O Movimento de Integração Espírita na Paraíba (Miep) é o evento religioso mais antigo de Campina Grande e este ano chega a sua 43ª edição.

O encontro acontece entre os dias 6 e 9 de fevereiro na Escola Estadual Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), no bairro Prata. Apenas alguns momentos do Miep são abertos gratuitamente ao público e este é o único evento que cobra taxa de inscrição, pois, segundo a organização, não recebe apoio financeiro do governo.

Este ano o Miep conta com duas novidades. Em meio à programação será realizado o 1º Núcleo de Estudo de Pesquisa Avançado do Evangelho. Além disso, esse ano será lançado o projeto Miep Baby para crianças até 3 anos de idade. Também haverá o Miep Infantil para crianças de 4 a 12 anos e o Miep Jovem destinado a adolescentes e jovens de 13 até 23 anos. O evento terá a participação dos palestrantes Frederico Menezes, Joselma Maria Coelho, Leonardo Machado, Pedro Camilo, Saulo César, Geraldo Campete e do professor Severino Celestino, que é tradutor de hebraico e aramaico.

“O Miep se tornou um evento para toda a família espírita e simpatizantes, tendo atividades voltadas para todas as idades. É um momento de integração da família. Em cada dia de evento esperamos receber cerca de 2 mil pessoas. Entretanto, o dia da abertura e encerramento deve ultrapassar essa margem”, disse o coordenador Ivanildo Araújo. Nova Consciência – O encontro ecumênico da Nova Consciência completa 25 anos nesta edição e para comemorar o marco, lança um debate sobre o futuro do planeta. Palestras, feiras, mesas redondas e shows marcaram o evento que será aberto oficialmente nesta sexta-feira.
O tema deste ano é “Civilização ou Barbárie: Suas ações vão definir o futuro do planeta”. O coordenador Fábio Ronaldo adiantou que haverá mesas de debates sobre Direitos Humanos, laicidade do país, diversidade religiosa e cultura de paz, respeito e igualdade de gênero e minorias, violência contra a mulher e consciência ecológica.

As mesas redondas acontecem no Sesc Centro, ao lado do viaduto Elpídio de Almeida, no Centro. Paralelo ao encontro, acontecerão outros eventos como o EncontroNordestino do Movimento Hare Krishna, Encontro de Jogadores de RPG, além de oficinas de Cinema, Consciência Animal, Simpósio de Terapias Alternativas, EncontroParahybano de Neopaganismo, Encontro Anime Cult, Encontro de Ufologia. A Nova Consciência acontece entre os dias 5 e 9 de fevereiro e durante as noites haverá programação cultural com shows na rua Félix Araújo (Rua das Boninas), no Centro.

“Além do selo especial, um dos momentos marcantes será uma homenagem que preparamos ao mestre Pedro Camargo, que faleceu recentemente. Ele participou doencontro, desde a primeira edição do evento. Temos também a confirmação de palestras com os escritores Bráulio Tavares e Maria Valeria Rezende”, disse o organizador Fábio Ronaldo. São esperadas 25 mil pessoas durante os cinco dias de evento.

Rede hoteleira – Os eventos religiosos realizados em Campina Grande durante o Carnaval atraem turistas de todo o Brasil. Segundo o Sindicato dos Hotéis Bares e Restaurantes de Campina Grande, uma pesquisa realizada na terceira semana de janeiro mostra que cerca de 80% dos leitos já estavam com reservas confirmadas para o Carnaval na cidade. Alguns hotéis já estão com metade dos quartos reservados e outros já ultrapassara os 90%. Até o Carnaval espera-se que alguns cheguem a esgotar suas capacidades, segundo o sindicato.

“Em termos de faturamento, temos registrado aumentos a cada ano, pois os eventos estão sempre crescendo e atraindo turistas. Embora estejamos passando por um período de crise, temos olhados com bons olhos esses eventos. Esse perídio também deve aquecer a economia nos restaurantes, pois muitos turistas aproveitam para conhecer a culinária local”, disse o presidente do sindicato Divaildo Bartolomeu. Campina Grande possui 19 hotéis, que totalizam 3,3 mil leitos.

Fonte: PB Agora