50 anos

Ex-Globeleza Valeria Valenssa fala sobre representatividade e vida aos 50: ‘Só falta um amor’

Valeria Valenssa completou 50 anos em outubro e comemorou com duas festas de aniversário. Ela diz que tomou a decisão de celebrar a data em grande estilo depois do período da quarentena.

Valeria Valenssa completou 50 anos em outubro e comemorou com duas festas de aniversário. Ela diz que tomou a decisão de celebrar a data em grande estilo depois do período da quarentena.

— Eu nunca fui muito ligada a essa coisa de idade, mas sempre adorei festa. Mas, são dois anos vivendo a pandemia e agora, com a situação melhor, poder comemorar a vida é um privilégio muito grande — diz.

Sobre o fato de chegar a uma idade simbólica, ela afirma que não sente qualquer preocupação:

— Nunca na minha vida eu tive crise de idade. Além disso, acho que não aparento a que tenho. Estou mais madura e muito feliz. Agora só falta um amor. Não estou procurando, mas aguardando aparecer alguém – afirma.

Valeria mora com os dois filhos, João Henrique, de 18, e José Gabriel, de 17, frutos do seu casamento com o designer Hans Donner, com quem foi casada até 2019. Ela diz que o período de isolamento foi difícil para parte da família:

— Eu já era uma pessoa muito caseira. Aproveitei esse período para colocar as coisas na minha casa em ordem. Para eles foi mais difícil, certamente, porque eles tinham aquela rotina da escola. Mas, ao mesmo tempo, passamos a conviver mais. Foi essencial. Ninguém lá em casa pegou a doença.

Foi em parceria com o ex-marido que ela encarnou a Globeleza por mais de 10 anos, até 2003. Ela conta que se lembra com carinho e orgulho do trabalho:

— Por incrível que pareça, até hoje eu estou colhendo tudo aquilo que plantei. Muitas mulheres me falam que são minhas fãs e eu que fui uma referência, por exemplo, porque usava o meu cabelo natural, algo que na época não era exaltado. Não havia, ainda, uma discussão forte como hoje sobre representatividade e o orgulho da mulher negra. E aquilo (usar o cabelo natural) era uma coisa minha, não foi nada imposto – diz.

Valeria ressalta, no entanto, que a personagem não se encaixaria da mesma forma nos tempos de hoje:

— Hoje, não seria mais como foi. Não vemos mais mulheres nuas na televisão como naquela época. Era o auge do topless. Mas, naquele tempo era algo que fazia sentido e foi feito de uma forma totalmente artística, sem apelação.

Atualmente ela se dedica à produção de conteúdo para a internet. O trabalho é feito em parceria com uma produtora de São Paulo. Valeria também faz publicidade na internet.

Fonte: O Globo
Créditos: Polêmica Paraíba