Disco 5D guarda dados por mais de 13 bilhões de anos

Pegue tudo o que você já sabe sobre armazenamento de dados e deixe de lado. Uma criação da Universidade de Southampton, no Reino Unido, faz uma revolução na forma em como guardamos informações digitais.

Pesquisadores desenvolveram pequenos discos de vidro que resiste por até 13,8 bilhões de anos. Para que esta incrível marca seja alcançada, eles devem ser preservados em 190°C. E mais, eles podem resistir a temperaturas de até 1.000°C.

Cada um dos discos pode armazenar até 360 TB de dados – lembrando que um TB é o equivalente a mil GB. A sugestão dos cientistas é que a nova tecnologia seja usada para armazenar documentos de organizações que tenham um volume muito alto de dados guardados, como museus, bibliotecas, hospitais.

5D

O conceito deste tipo de armazenamento foi apresentado em 2013, e desde então a equipe tem aprimorado a tecnologia usada, a chamada 5D. Com ela, os dados são gravados nos discos usando um laser ultraveloz. Este tipo de tecnologia é mais segura,  pois suas nanoestruturas são resistentes aos arranhões.

“É emocionante pensar que criamos uma tecnologia para preservar documentos e informações  para as gerações futuras. Tudo o que aprendemos não será esquecido”, diz Peter Kazansky, chefe da equipe que desenvolveu os discos 5D.

Veja como as informações são gravadas no disco:

https://www.youtube.com/watch?v=OP15blgK5oU

Fonte: Catraca Livre
Créditos: Catraca Livre