DiCaprio vence seu primeiro Oscar; 'Spotlight' leva como melhor filme

Veja lista completa dos premiados

leonardo de CaprioA aguardada 88ª premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foi iniciada no fim da noite deste domingo com duas grandes incógnitas. A primeira, a de quem seria o vencedor do Oscar de melhor filme, categoria que parecia ter três favoritos: “O regresso”, “Spotlight: Segredos revelados” e A grande aposta”. A segunda, se Leonardo DiCaprio finalmente venceria o prêmio de melhor ator por sua angustiante atuação em “O regresso”.

No fim, “Spotlight”, longa dirigido por Tom McCarthyy que aborda a série de reportagens feitas pelo jornal Boston Globo sobre o abuso sexual de padres a menores de idade, acabou ficando com o principal prêmio da noite.

E DiCaprio, finalmente, saiu como o vencedor do Oscar de melhor ator. Em seu discurso, além de agradecer toda a equipe que participou de “O regresso” e lembrar de Martin Scorsese, que o dirigiu em “Os infiltrados”, o americano alertou sobre a questão climática que afeta o mundo.

Vencedor do Oscar de melhor diretor pelo segundo ano consecutivo, o mexicano Alejandro G. Iñárritu, de “O regresso”, fez um discurso exaltando e agradecendo seu protagonista. Ele já tinha ganhado uma estatueta em 2015 por “Birdman”, que também levou o Oscar de melhor filme.

Arrasador, “Mad Max: Estrada da Fúria” levou seis estatuetas nas categorias técnicas: figurino (Jacqueline West), direção de arte, maquiagem e cabelo, montagem, edição de som e mixagem de som. O longa de George Miller foi o mais premiado da noite.

BRASIL SEGUE SEM OSCAR

As primeiras premiações distribuídas foram para as categorias de roteiro, que premiaram Josh Singer e Tom McCarthy (roteiro original, por “Spotlight”) e Charles Randolph e Adam McKay (roteiro adaptado, por “A grande aposta”.

Na sequência, Alicia Vikander confirmou seu favoritismo e foi premiada como melhor atriz coadjuvante por “A garota dinamarquesa” e, em seu discurso, agradeceu ao ator Eddie Redmayne, com quem contracenou no longa. Enquanto isso, o inglês Mark Rylance, de “Ponte dos espiões”, bateu Sylvester Stallone (“Creed”) na apertada disputa pela estatueta de melhor ator coadjuvante.

Representante brasileiro na premiação, “O menino e o mundo”, de Alê Abreu, acabou sendo derrotada pela megaprodução “Divertida mente”, da Disney/Pixar, grande favorito na categoria de animação.

PUBLICIDADE

Veja a lista completa de vencedores:
FILME
“Spotlight: Segredos revelados”
ATOR
Leonardo DiCaprio, “O regresso”
ATRIZ
Brie Larson, “O quarto de Jack”
DIRETOR
“O regresso, Alejandro G. Iñárritu
ATRIZ COADJUVANTE
Alicia Vikander, “A garota dinamarquesa”
ATOR COADJUVANTE
Mark Rylance, “Ponte dos espiões”

FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
“O filho de Saul” (Hungria)
ANIMAÇÃO
“Divertida mente”, Pete Docter e Jonas Rivera
ROTEIRO ORIGINAL
“Spotlight”, Josh Singer e Tom McCarthy
ROTEIRO ADAPTADO
“A grande aposta”, Charles Randolph e Adam McKay
DOCUMENTÁRIO EM LONGA METRAGEM
“Amy”, Asif Kapadia e James Gay-Rees
CANÇÃO ORIGINAL
“Writing’s On The Wall”, de “Spectre”, música e letra por Jimmy Napes e Sam Smith
TRILHA SONORA ORIGINAL
“Os oito odiados”, Ennio Morricone
FIGURINO
“O regresso”, Jacqueline West
MAQUIAGEM E CABELO

“Mad Max: Estrada da Fúria, Lesley Vanderwalt, Elka Wardega e Damian Martin
DIREÇÃO DE ARTE
“Mad Max: Estrada da Fúria”
FOTOGRAFIA
“O regresso”, Emmanuel Lubezki
MONTAGEM

“Mad Max: Estrada da Fúria”, Margaret Sixel
EDIÇÃO DE SOM
“Mad Max: Estrada da Fúria”, Mark Mangini e David White
EFEITOS VISUAIS
“Ex-Machina”
CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
“Bear Story”, Gabriel Osorio e Pato Escala
CURTA-METRAGEM
“Stutterer”, Benjamin Cleary e Serena Armitage

Fonte: O Globo