Curiosidades

De choro a dor peniana: coisas inesperadas que podem acontecer com homens durante relações íntimas

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A sexualidade humana é de fato uma experiência complexa que nos afeta e é influenciada por fatores físicos e emocionais.

Você provavelmente já conhece alguns problemas comuns que os homens podem enfrentar em relações íntimas, por exemplo, disfunção erétil e ejaculação precoce.

Mas há muitas outras coisas que podem acontecer às pessoas do gênero masculino antes, durante e depois do ato. Curioso? Confira a seguir as coisas inesperadas que podem acontecer aos homens quando fazem amor:

Congestão ou coriza 

A excitação sexual pode desencadear uma reação alérgica chamada “rinite de lua de mel”. Isso leva a uma série de sintomas, que podem incluir nariz escorrendo ou entupido.

Espirros e irritação nasal 

Os sintomas da “rinite de lua de mel” variam dependendo da pessoa. Outros sintomas comuns são espirros e irritação nasal.

Dores de cabeça 

De acordo com um estudo sobre dores de cabeça associadas à relação íntima, a condição é mais predominante em homens do que em mulheres. Na verdade, até três a quatro vezes mais. As dores de cabeça parecem ser mais predominantes em homens com 20 e poucos anos e por volta dos 40 anos. Não são totalmente compreendidas, mas, apesar da sensação desagradável, não parecem estar relacionadas a condições mais graves.

Ejaculação dolorosa 

Alguns homens podem sofrer de ejaculação dolorosa. Um dos motivos mais comuns é uma condição conhecida como prostatite, caso em que eles também podem sentir dor antes e depois do orgasmo, bem como ao fazer xixi. Outras condições que podem causar ejaculação dolorosa incluem a presença de pedras ou cistos no ducto ejaculatório ou problemas na vesícula semina

Choro 

Sim, alguns homens choram durante a relação íntima, muitas vezes após o orgasmo. Este é um sintoma de tristeza pós-coito, também conhecida como disforia pós-coito. Mas chorar não é a única resposta emocional inesperada pós-coito. Alguns homens também sentem tristeza, ansiedade e agitação geral.

Sensação de doença 

Alguns homens apresentam fadiga, ardor nos olhos, dificuldades de concentração e sintomas gerais semelhantes aos da gripe após a ejaculação. Isso é conhecido como síndrome da doença pós-orgásmica (POIS). O POIS é raro. Na verdade, só foi descoberto e identificado em 2002. Os sintomas podem durar entre dois a sete dias.

Dor peniana 

As relações íntimas podem ser dolorosas para homens (e mulheres) quando há falta de lubrificação. Coitos vigorosos por longos períodos de tempo significa mais fricção, o que pode resultar em dor. Alguns homens podem desenvolver a doença de Peyronie, na qual o tecido cicatricial se acumula no tecido peniano. Isso geralmente leva a ereções curvas e dolorosas.

Ejaculação precoce 

Isso ocorre quando um homem tem um orgasmo bem antes do esperado. Muitas vezes pode ocorrer logo após a penetração. Isso é bastante comum e geralmente não é motivo de preocupação, a menos que aconteça regularmente. As razões para a ejaculação precoce variam e podem incluir ansiedade e estresse no desempenho íntimo, bem como problemas físicos. Os tratamentos variam, dependendo da causa raiz do problema. Às vezes, aconselhamento ou terapia podem ser necessários. Em alguns casos, pode ser considerado o uso de técnicas para retardar o orgasmo, incluindo o uso de cremes anestésicos.

Disfunção erétil –

A disfunção erétil (DE) ocorre quando um homem é incapaz de obter e/ou manter uma ereção. Isso pode ser causado por vários fatores e não é algo incomum entre eles. Na verdade, estima-se que cerca de 50% dos homens com idades entre 40 e 70 anos sofram de DE (embora este número possa ser ainda maior, já que muitos homens não compartilham esta informação). As razões para a DE variam, desde fatores psicológicos, como depressão ou ansiedade, até fatores físicos, como problemas de próstata ou pressão alta, bem como uso de álcool e drogas. Como resultado, o tratamento dependerá da razão implícita da DE.