Parceria cultural

Secretaria de Cultura confirma participação de artesãos paraibanos em bienal internacional, na França

Secretaria de Cultura confirma participação de artesãos paraibanos em bienal internacional, na França

O artesanato paraibano terá lugar de destaque numa das maiores vitrines internacionais de arte e criatividade da Europa. Entre os dias 21 e 25 de maio, os artesãos Sérgio Teófilo e Chico Ferreira estarão em Paris para representar o Brasil na Bienal Révélations.

Reconhecida por agregar valores como excelência, vanguarda e ecletismo, a Bienal receberá pela primeira vez artistas brasileiros na exposição “Le Banquet”. Realizado pelo Ateliers d’Art de France, o evento acontece no Grand Palais de Beaux-Arts, no centro da capital francesa, e deve receber mais de 550 expositores entre artistas, artesãos e designers, além de galeristas, fabricantes e instituições culturais de 35 países.

Paraíba e França: parceria cultural em 2025

Conforme explicou o secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, a participação de artesãos e artistas paraibanos em eventos na França, ao longo de 2025, é resultado de parcerias celebradas no ano anterior, com foco na internacionalização do produto cultural paraibano.

“A Paraíba está experimentando um novo momento na área da cultura. Nesta etapa de internacionalização, ampliamos as parcerias com instituições francesas em função da Temporada Brasil-França 2025, que celebra o bicentenário de relações diplomáticas entre as duas nações, o que vai permitir a presença de diversos artistas paraibanos em eventos realizados na França”, detalhou.

O primeiro resultado dessa articulação internacional ocorreu em outubro do ano passado, quando artesãos da Paraíba participaram como convidados de honra do Salón Ob’Art, um evento com foco na comercialização de objetos de arte, realizado na cidade de Saint Ouen.

Eventos futuros e residências artísticas

Para este ano, no âmbito da Temporada Brasil-França 2025, além da participação na Bienal Révélations, estão programadas residências artísticas na cidade de Limoges, cursos de formação em audiovisual em Paris, apresentações de artistas paraibanos em diversas cidades francesas e a realização do 1º Festival Internacional do Forró, na cidade de Lille.

A comitiva brasileira na Bienal Révélations ainda é formada pelos artesãos Rodrigo Tremembé e Armênia Rocha, do Ceará, e Fernando Ancil e Diogo Oliveira, de Pernambuco, selecionados através de curadoria assinada conjuntamente pelo artista visual e professor Daniel da Hora e membros do Comitê de Orientação Artística responsável por selecionar os expositores.