A Academia Brasileira de Cinema escolheu o filme “O Agente Secreto” para representar o país no Oscar 2026. Na última semana, o filme estava concorrendo com “Manas”, de Marianna Brennand, na definição de qual seria o indicado.
A escolha foi realizada por 15 membros da Academia. Durante o discurso para anunciar qual filme tinha sido escolhido, a produtora Sara Silveira relembrou a trajetória do premiado “Ainda Estou Aqui”, estrelado por Fernanda Torres e que foi o primeiro filme brasileiro a vencer o Oscar na história da premiação.
“Vamos, meu Brasil, vamos representar o nosso país, estamos juntos. ‘O Agente Secreto’ deverá nos representar e desejo sucesso, carreira. E aos outros filmes, não só os cinco, mas os 16, os documentários fantásticos que vimos. Brasil, cinema brasileiro, parabéns do fundo do meu coração e obrigada, cinema brasileiro, Academia e meus queridos colegas aqui presentes. Estamos juntos e força para nós e nosso cinema”, disse Sara.
Comemorações
O diretor Kleber Mendonça Filho comemorou a indicação e agradeceu à Academia pela confiança em seu trabalho.
A distribuidora brasileira Vitrine Filmes, que realizou uma grande campanha de lançamento para o filme, publicou um vídeo relembrando as conquistas de “O Agente Secreto” até a indicação atual
O Agente Secreto
Protagonizado por Wagner Moura, o filme já possui duas estatuetas ganhadas no Festival de Cannes deste ano, nas categorias de Melhor Ator (Wagner) e Melhor Direção (Kleber).
Além de Cannes, o longa brasileiro já foi selecionado para mais de 20 festivais pelo mundo todo, incluindo os de Toronto e Telluride.
Confira o trailer: