
João Pessoa - A Orquestra de Violões da Paraíba (OVPB) realiza, no próximo dia 15 de maio, um concerto em tributo ao compositor Antonio José Madureira, figura central do Movimento Armorial — iniciativa idealizada pelo escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna na década de 1970, com o objetivo de criar uma arte erudita genuinamente brasileira, enraizada nas tradições da cultura nordestina.
Conhecido como “Zoca”, Madureira foi um dos fundadores do Quinteto Armorial, grupo que teve papel decisivo na consolidação do movimento. O quinteto revolucionou o cenário musical ao levar instrumentos populares como o pífano, a rabeca e a viola sertaneja aos palcos das salas de concerto, tradicionalmente dominadas pela música clássica europeia.
Concerto em Tributo a Antonio José Madureira
O concerto da OVPB será apresentado às 19h30, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no bloco E do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A entrada é gratuita, mas o público é orientado a chegar com, pelo menos, 30 minutos de antecedência, já que a capacidade do local é limitada.
O repertório apresentado é fruto de uma pesquisa baseada na coleção “Antonio Madureira Armorial”, publicada em três volumes pelo pesquisador Francisco Andrade, doutor pelo Programa de Pós-Graduação da UFPB, e conta com a colaboração do professor Erik Pronk, responsável pelas transcrições e adaptações elaboradas para a formação da Orquestra de Violões.
