Arte e Cultura

Exposição coletiva ‘(Des)construções’ encerra neste domingo no Hotel Globo

Exposição coletiva ‘(Des)construções’ encerra neste domingo no Hotel Globo

João Pessoa - A exposição coletiva (Des)construções, fruto da edição 2024 da Residência Artística (R)Existo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), entra em seus últimos dias em cartaz no Hotel Globo, no Centro Histórico de João Pessoa.

A mostra, realizada pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) em parceria com a UFPB, segue aberta ao público com entrada gratuita até este domingo, dia 11 de maio.

Detalhes da Exposição

Sob a curadoria de Robson Xavier, Serge Huot e Renata Lima, a exposição reúne 25 obras de 13 artistas residentes, que exploram temas como diversidade, (des)construção e resistência, por meio de técnicas diversas como pintura, bordado, desenho, videoarte, instalações e objetos, convidando o público a mergulhar em universos visuais e sensoriais que rompem com convenções e desafiam o olhar tradicional.

Os artistas expositores são: Ana do Vale, Ariana Atanazio, Aurie, Ferdinnande, Katê Iúna, Layla Gabriella, Lethicia Andrade, Lorenzo Starling, Louise Gusmão, Prisca Rosa, Robson Xavier, Salinê e Victor Hugo Vitchan.

Impacto e Ações Educativas

Para a artista Lethicia Andrade, participar da residência e da mostra foi uma oportunidade de ampliação criativa e de trocas significativa: ” A residência faz parte de toda minha trajetória na universidade, eu entrei nesse projeto desde o meu primeiro período. Todo esse processo é enriquecedor para mim tanto como artista, como estudante de artes e como pesquisadora. Mesmo sendo um projeto da UFPB, ele é composto por artistas de São Paulo, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte que se juntam nesse espaço da Residência (R)Existo.”

Além da exposição, o projeto promoveu ao longo de sua temporada rodas de conversa, ações educativas com escolas públicas e visitas mediadas com grupos comunitários, fortalecendo o vínculo entre arte contemporânea e participação social.