CRISE? Pela primeira vez em seis décadas, McDonald's vai fechar mais lojas que abrir nos EUA - Polêmica Paraíba

Entretenimento

CRISE? Pela primeira vez em seis décadas, McDonald's vai fechar mais lojas que abrir nos EUA

CRISE? Pela primeira vez em seis décadas, McDonald's vai fechar mais lojas que abrir nos EUA

112561118

O McDonald’s está passando por um momento complicado desde o ano passado, quando o faturamento encolheu 2,4% e o lucro despencou 14,8%. Agora, a empresa anunciou que em 2015, pela primeira vez em seis décadas de existência da rede,haverá mais fechamentos do que aberturas de lojas nos Estados Unidos. Segundo o Financial Times, o McDonald’s divulgou que o número total de restaurantes será reduzido este ano, sem dar mais detalhes sobre números.

Um representante da companhia afirmou que o impacto “será mínimo considerando os 14.000 restaurantes que operamos no país”. A rede de fast-food planeja abrir cerca de 125 restaurantes até o final deste ano, segundo relatório anual, que não fala no número de fechamentos.

O problema do McDonald’s na verdade são vários. Especula-se que a rede esteja perdendo clientes por causa da valorização da comida saudável, mas também por causa da concorrência de outras cadeias de fast-food que têm um maior apelo entre o público jovem, como Chipotle e Shake Shack.

Outra questão que a empresa precisa enfrentar quando planeja qualquer mudança é o seu tamanho. Matéria publicada em março deste ano em Época NEGÓCIOS, mostrou que as ações para reproduzir algumas das estratégias da concorrência soam desconexas e contraditórias. O McDonald’s quer aumentar a variedade do cardápio e permitir a personalização dos lanches. Ao mesmo tempo, quer simplificar o menu para ser mais ágil – “uma esquizofrenia gastronômica”.

Desde março, o novo CEO da empresa, Steve Easterbrook está encarando o desafio de mudar os números. Ele disse que faria do McDonald’s uma cadeia de hambúrgueres mais moderna e progressiva, tentando replicar no resto do mundo o sucesso que ele teve nas operações do Reino Unido e outros mercados europeus.

Época