"Carta de João Pessoa" que será divulgada hoje no IGF 2015

Bandeiras IGF
Foto: Roberto Guedes

O mundo conhecerá hoje, no final da tarde, a Carta de João Pessoa, que será redigida e divulgada no encerramento do Fórum de Governança da Internet (IGF – 2015), que acontece no Centro de Convenções com a participação de ao menos 3.000 especialistas de 173 países, incluindo diplomatas, empresários de grupos empresariais globais como Google, Facebook, ICANN, Comissão Europeia do Mercado Único Digital, ISOC, NIC.br, ICC BASIS, World Wide Web Foundation, além de ministros do Governo Dilma, conselheiros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Universidades, representantes do Consulado de alguns países, Sociedade Brasileira de Computação, Embaixadores, dentre outras autoridades.

É grande a expectativa com relação à Carta de João Pessoa assinada pela ONU e parceiros do IGF 2015. O documento de interesse mundial terá no seu conteúdo propostas e decisões nos oito temas que nortearam os dias de debates:

*Cibersegurança e confiança
• A economia da Internet
• Inclusão e diversidade
• Abertura de acesso
• Reforçando a cooperação multissetorial
• A Internet e os Direitos Humanos
• Recursos críticos da Internet
• Questões Emergentes

O Fórum de Governança da Internet (IGF) é um fórum multissetorial, democrático e transparente, que viabiliza debates sobre questões de políticas públicas relativas a elementos importantes da governança da Internet. O IGF fornece uma plataforma facilitadora para discussões entre todos os setores do ecosistema de governança da Internet, incluindo as entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI), bem como outras instituições e indivíduos com especialidade comprovada e experiência em assuntos relacionados à governança da Internet.

A pós consultar a comunidade da Internet e discutir sobre o tema principal do encontro do IGF 2015, o Grupo Consultivo Multissetorial decidiu manter o título ‘Evolução da Governança da Internet: Capacitar o Desenvolvimento Sustentável’. Este tema é apoiado pelos oito subtemas citados acima que enquadraram as discussões do encontro de João Pessoa.

Fonte: Agenda Paraíba