Em 7 de outubro

Cantor paraibano Herbert Vianna será homenageado com Prêmio do Compositor Brasileiro - VEJA VÍDEO

O cantor e compositor paraibano Herbert Vianna será homenageado com o Prêmio do Compositor Brasileiro que lhe será outorgado pela União Brasileira de Compositores (UBC) em 7 de outubro. Até porque é prêmio oferecido ao artista pelo conjunto da obra como compositor.

Com a homenagem da quarta edição do Prêmio UBC, o artista – de origem paraibana, criação brasiliense e vivência carioca – se junta a um seleto time de compositores formado por Gilberto Gil, Erasmo Carlos e Milton Nascimento, laureados nas edições anteriores.

Autor de 245 músicas em quase 40 anos de carreira, Herbert Lemos de Souza Vianna faz jus a esse prêmio porque – no posto de principal compositor do power trio carioca Os Paralamas do Sucesso, banda da qual também é vocalista e guitarrista – o artista se tornou dono de cancioneiro entranhado na memória afetiva do Brasil.

Herbert Vianna está entre os compositores fundamentais da geração pop projetada no Brasil dos anos 1980, figurando nesse time ao lado dos contemporâneos Arnaldo Antunes, Cazuza (1958 – 1990) e Renato Russo (1960 – 1996), embora nem sempre tenha sido incensado (como compositor) como Cazuza e Renato.

As canções do artista têm assinatura pessoal e intransferível que atesta a originalidade de obra que vai dos dilemas juvenis de Óculos (1984) às reflexões maturadas de Partir, andar (2000), passando pela brasilidade de Alagados (1986, com Gilberto Gil, Bi Ribeiro e João Barone) – música emblemática ao apontar o caminho da miscigenação tropical para o rock made in Brasil na primeira metade da década de 1980 – e pelo suingue de Ela disse adeus (1998).

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba