VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NA NETFLIX

'Bom dia Verônica' mostra como é difícil sair de um relacionamento abusivo - por Rebeka Melo

A Netflix lançou no dia 1 de outubro mais uma série brasileira que promete fazer muito sucesso e render muita discussão. 'Bom dia Verônica' apresenta histórias de mulheres que passam por situações de humilhação em diversas formas. 

A Netflix lançou no dia 1 de outubro mais uma série brasileira que promete fazer muito sucesso e render muita discussão. ‘Bom dia Verônica’ apresenta histórias de mulheres que passam por situações de humilhação em diversas formas.  Golpes do amor, violência doméstica, falta de apoio e preconceito. Coisas que (nós mulheres) em algum momento da vida já nos deparamos, ou passamos.

Verônica (Tainá Müller) é policial e trabalha como escrivã. Ela se vê envolvida em dois casos, envolvendo mulheres. Uma foi enganada, humilhada e roubada após sair com um homem que conheceu em um site de relacionamento. A outra vive um relacionamento abusivo com um “cidadão de bem”, que para sociedade é uma pessoa boa, mas que em casa lhe espanca e lhe estupra, causando danos psicológicos, e físicos  irreparáveis.

‘Bom dia Verônica’ é uma série necessária, que incomoda o telespectador em diversos instantes. Incomoda sim, porque não conseguimos ajudar as “Janetes” que estão espalhadas por aí. Nos omitimos fingindo que não percebemos. Julgamos as vítimas como se essas estivessem ainda em relacionamentos que lhe oprimem, por escolha. Ela é necessária para que possamos identificar os sinais de mulheres que sofrem silenciosamente em relacionamentos que lhe depreciam e lhe ferem.

Ela precisa incomodar para que os homens entendam que parte desse problema, uma grande parte está neles. Pela pressão que eles colocam nas esposas, quando estas decidem se dedicar ao trabalho e eles se sentem menosprezados por cuidar dos filhos. Para que percebam que nem mulheres, nem passarinhos nasceram para ficar presos. Vai ser um belo soco na barriga para quem usa a velha frase: “ela gosta de sofrer, não sai desse relacionamento”.

A Netflix acertou. ‘Bom dia Verônica’ com certeza vai abrir muitos olhos, e certamente salvar muitas Janetes.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Rebeka Melo