História e Memória

BIOGRAFIA: Livro conta como José Lacerda manteve o mandato durante a ditadura militar enquanto Maranhão e Ronaldo foram cassados - Veja Vídeo

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou na noite desta terça-feira(24) o escritor que lançará na próxima quarta-feira(25) na Academia Paraibana de Letras um livro sobre o político paraibano José Lacerda.

O jornalista Gutemberg Cardoso entrevistou na noite desta terça-feira(24) o escritor José Marconi Gomes Vieiraque lançará na próxima quarta-feira(25) na Academia Paraibana de Letras o livro: ”José Lacerda Neto: Um recordista de mandatos (1959/2009)”, sobre o político paraibano José Lacerda. Durante a entrevista falou sobre as motivações para escrever uma biografia sobre a história do político natural de São José de Piranhas e o processo criativo adotado durante a elaboração da obra.

Marconi explicou que ao decidir escrever uma obra sobre José Lacerda teve primeiramente de decidir se trataria a vida do político que ocupou diversos cargos públicos na Paraíba a partir de cada mandato exercido durante sua carreira política ou se dividiria a história a partir dos políticos pelos quais José Lacerda passou durante sua história. O autor explicou que optou pela segunda fórmula enxergando que assim a linha de leitura ficaria mais fluída para o leitor.

O autor também comentou alguns momentos importantes da vida do personagem principal do seu livro que muito cedo foi descoberto como um talento político no Sertão Paraibano e conseguiu ser eleito prefeito São José de Piranhas, de sua terra natal, aos 27 anos de idade em 1959. Ele também comentou momentos marcantes da história do político e sua participação em fatos históricos da política recente paraibana, como momentos em que ele se vir sob risco de morte durante disputas eleitorais e foi o único deputado paraibano a não ser cassado após assinar um manifesto comunista encabeçado por Ronaldo Cunha Lima.

A vereadora da Câmara Municipal de João Pessoa e filha de José Lacerda, Raíssa Lacerda(PSD), comentou esta obra e falou sobre alguns dos pontos positivos do livro: ”O livro possui uma leitura rápida e de fácil compreensão que vem para atender aos anseios de uma nova geração que se encontra carente de bons materiais de leitura deste nível”. A vereadora que foi uma grande incentivadora da composição da obra também relatou grande felicidade em poder participar de uma homenagem a história do seu pai desta natureza com ele ainda vivo. O livro será lançado amanhã na Academia Paraibana de letras às 18:30  contando com a presença do autor e também do biografado, José Lacerda.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba