Assembléia Legislativa concede Medalha Epitácio Pessoa ao médico Lauro Wanderley Filho

64f32f80-48b8-4f81-874a-cee0a725db3f
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) prestou homenagem ao médico cardiologista Lauro dos Guimarães Wanderley Filho com a entrega da Medalha Epitácio Pessoa, em Sessão Solene realizada na manhã desta sexta-feira (28), no Plenário Deputado José Mariz.

A Medalha Epitácio Pessoa é a honraria de maior importância do Poder Legislativo e uma manifestação de agradecimento da Casa. Familiares, amigos, parlamentares e autoridades prestigiaram o homenageado pelos serviços realizados em benefício da população paraibana.

O deputado Branco Mendes, que presidiu a sessão solene, disse que além do médico Lauro Wanderley Filho ser referência na cardiologia paraibana, possui serviços prestados a pessoas carentes e por isso é merecedor da medalha. “Epitácio Pessoa foi um homem que exerceu todos os poderes na esfera do nosso país e é um filho ilustre da Paraíba, por isso esta comenda leva o seu nome e a estamos entregando a uma pessoa que merece todo nosso respeito pelo esforço que teve para chegar a ser um grande cardiologista, mas, acima de tudo, pela alma humana que tem”, afirmou o parlamentar.

Para o autor da propositura, o ex-deputado Vital Costa, os serviços prestados pelo médico são de grande relevância para o povo paraibano, seja atuando pelo INSS, no setor de perícia, ou atendendo no Hospital Universitário de João Pessoa, que recebe o nome de seu pai, o também médico Lauro Wanderley. “Doutor Lauro é um humanista que se preocupa efetivamente com as pessoas. Além de médico, Lauro Wanderley Filho tem o cuidado de conversar com seus pacientes, quase que exercendo um papel de psicólogo ou assistente social e foi isso que o credenciou para esta homenagem”, declarou Vital Costa.

O homenageado, médico Lauro dos Guimarães Wanderley Filho, destacou em seu discurso que recebe a Medalha com sentimentos de humildade, espanto e muita responsabilidade. De acordo com o médico, sua gratidão é pela Paraíba, pois, segundo ele, deve tudo a este estado e fez questão de citar os mais necessitados como forma de agradecimento pela comenda. “Devo muito mais a Paraíba do que posso pagar. Quero compartilhar essa homenagem com pessoas que são a base desse estado. Compartilho com as mães da periferia, que labutam sem saber se seus filhos permanecerão vivos diante da mortandade que a droga tem causado. Com o agricultor sertanejo que luta para manter seu gado e sua agricultura em momento de seca. São a esses que dedico a homenagem que me é dada”, destacou o médico.

Doutor Lauro dos Guimarães Wanderley Filho nasceu em maio de 1955 em João Pessoa. É filho do também médico Lauro dos Guimarães Wanderley, que dá nome ao Hospital Universitário de João Pessoa. Cursou medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, fez residência médica no estado de São Paulo e retornou em João Pessoa no ano de 1984 fundando o Centro Cardiológico da Paraíba – CENTROCOR. Atualmente exerce sua função no Hospital Lauro Wanderley no setor de Clínica Médica.

Também participaram da sessão solene o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e ex-presidente da ALPB, Artur Cunha Lima; o deputado estadual João Gonçalves; o ex-deputado Gilvan Freire; o ex-prefeito de João Pessoa, Chico Franca, e o vereador de João Pessoa Raoni Mendes.