O verão chegou e uma das principais preocupações da mudança de estação é com a saúde. Mas, afinal, o calor pode prejudicar a imunidade?
No verão, as altas temperaturas fazem com que as pessoas busquem por ambientes frescos, com ar-condicionado e ventiladores.
E esse comportamento pode afetar o sistema imunológico, visto que mudanças bruscas de temperatura ao longo do dia tornam o organismo mais vulnerável, permitindo que vírus e bactérias ataquem o nosso corpo.
Por isso que nessa época do ano é muito importante reforçar os cuidados com a imunidade, para evitar doenças e poder aproveitar melhor a estação.
Veja 5 dicas que irão te ajudar a aumentar a sua imunidade durante o verão!
1- Beba bastante água
Beber bastante água é a chave para manter o bom funcionamento do organismo e também aumentar a sua imunidade durante o verão.
Além disso, a hidratação ajuda na eliminação das toxinas do corpo e na melhora da absorção de vitaminas.
2- Faça exercícios físicos regularmente
Manter uma rotina de atividades físicas é um dos segredos para se preservar a imunidade.
De maneira geral, o exercício aumenta a produção das células imunológicas, melhorando também o sistema respiratório e agindo como um antibiótico natural.
3- Se alimente de forma leve e saudável
Como o verão é uma estação bastante quente, é importante que você mantenha uma alimentação leve e saudável, pois alimentos gordurosos exigem um maior gasto de energia para serem digeridos, o que prejudica o organismo.
Além disso, alimentos ricos em vitamina C, como morango, laranja, cereja e amora, também ajudam na produção das células de defesa.
4- Tome sol diariamente
Passar de 15 a 20 minutos ao sol por dia auxilia no funcionamento dos sistemas imunológico e muscular. A vitamina D é imprescindível, principalmente no verão, pois ajuda o nosso corpo a prevenir doenças.
Mas lembre-se: o horário ideal para se tomar sol é até às 10 horas da manhã e após às 16 horas da tarde.
5- Durma o suficiente
Uma boa noite de sono faz com que o organismo se recupere e funcione perfeitamente, por isso, é recomendado que se durma oito horas por noite.
O sono está diretamente ligado ao sistema imunológico, pois é enquanto estamos dormindo que o nosso corpo produz vários hormônios importantes para o organismo, como as células de defesa, aumentando a nossa imunidade.
Fonte: Notícias ao Minuto
Créditos: Notícias ao Minuto